O primeiro lugar para se jogar futebol em Santos
A Vila Belmiro, casa do Santos, é um dos estádios mais tradicionais da história do futebol mundial. No entanto, a Vila só foi inaugurada quatro anos depois da fundação do alvinegro praiano, em 1916. Antes disso, a principal praça esportiva do município do Litoral Sul de São Paulo era o Campo da Avenida Ana Costa.
Os primeiros jogos de futebol na cidade de Santos foram realizados na Praia do Boqueirão, entre 1902 e 1903. Eram disputados alguns jogos no campo de areia da praia, com traves de bambu, contra combinados paulistanos.
Vendo a necessidade de se ter uma praça exclusiva para o futebol, com gramado, os membros do Clube Atlético Internacional, primeira agremiação da cidade fundada para a prática do esporte bretão, montaram o seu próprio campo em um lote na Avenida Ana Costa, no bairro da Vila Mathias.
Para a inauguração do campo, em 28 de junho de 1903, o Sport Club Germânia derrotou o Internacional por 3 a 0. O Internacional fez diversos amistosos contra equipes da capital paulista em seu campo. A criação do campo popularizou o futebol na cidade e inúmeras partidas passaram a ser realizadas no Campo da Ana Costa.
E foi neste campo que o Santos fez sua primeira partida, contra o Santos Athletic, onde venceu por 3 a 2. Antes da construção da Vila, o Peixe também jogou no campo da Avenida Conselheiro Nébias. O alvinegro praiano viu a necessidade de construir seu próprio estádio após a Federação Paulista exigir um estádio com determinadas condições para que uma equipe disputasse o Campeonato Paulista.