Riram do Santos e agora estão na mesma situação
Nesta segunda-feira (13), o São Paulo foi eliminado pelo Água Santa nos pênaltis, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, no Allianz Parque.
Todavia, além da eliminação no estadual, o resultado negativo pode causar danos ainda maiores ao clube, como a não participação na Copa do Brasil de 2024. Isto porque o novo regulamento da CBF não organiza os participantes com base no ranking da entidade, e sim por cada federação.
Ou seja, os torcedores são-paulinos fizeram diversas piadas com o Santos após a eliminação no torneio e a possibilidade de não jogar a Copa do Brasil, e agora passam pela exata mesma situação.
Situação do rival
Os cinco melhores colocados no Paulistão ganham as vagas para o torneio nacional, além do campeão da Copa Paulista (disputada geralmente por equipes de menor expressão). O clube ficou em terceiro lugar da classificação geral do Paulistão.
Entretanto, possui 24 pontos e está atrás de Palmeiras (com 31) e do São Bernardo (com 26). Em quarto está justamente o Água Santa com a mesma pontuação, e o Red Bull Bragantino em quinto, com 23. Logo, por ainda estarem vivos, ainda há a possibilidade de ultrapassarem o rival do Peixe.
Para alcançar a Copa do Brasil na próxima temporada, o SPFC precisa vencer a edição deste ano, ou se classificar para a Libertadores pela classificação final no Campeonato Brasileiro.
A situação assusta o São Paulo, Corinthians ou Santos, visto que a CBF aumentou ainda mais o valor investido no torneio. A entidade agora desembolsa cerca de R$ 420 milhões no total, dando R$ 70 milhões somente ao campeão.
O Santos venceu a Copa do Brasil em 2010, com Neymar, Ganso e companhia, sob comando do técnico Dorival Júnior. Na final, bateu o Vitória por 2 a 1 na partida de ida, perdeu a volta por 2 a 1, mas no agregado se sagrou campeão pela primeira vez do torneio.