Santos recebe péssima notícia com decisão tomada pela Fifa

Nesta terça-feira, a Fifa anunciou que Flamengo e Santos estão garantidos no novo Mundial de Clubes da entidade. O torneio, com local a ser confirmado, ocorrerá em 2025, e contará com a participação de 32 times.

Ambos vencedores das últimas duas edições da Libertadores da América, eles garantiram duas das seis vagas que a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) teve na competição.

Com o novo formato e novas regras, o Mundial de Clubes, assim como a Copa do Mundo, irá ser disputado de quatro em quatro anos. A UEFA (Europa) possui o maior número de representantes na competição, com 12.

Depois da Conmebol (6), vem a AFC (Ásia) com 4, a CAF (África) com 4, a Concacaf (América do Norte, Central e Caribe) com 4, a Ofc (Oceania) com 1 e o país-sede também terá direito a mais uma

Critérios de classificação

A Fifa também entrou em um acordo para adotar os seguintes critérios para os clubes participantes do Mundial. Para as confederações com mais de quatro vagas, o acesso se dará pelos quatro campeões anteriores da principal competição de clubes da federação, no caso, a Copa Libertadores da América. Os times adicionais serão escolhidos com base em um ranking estabelecido no mesmo período de quatro anos (2021-2014).

Ou seja, o vencedor da Copa  Sul-Americana não terá o direito de disputar o Mundial de Clubes no seu mais novo formato. Portanto, o Santos, que participa do torneio nesta temporada, não terá vaga garantida caso levante o troféu de campeão.

Os clubes das confederações com quatro vagas terão acesso a partir das quatro edições anteriores da principal competição da federação. E para apenas uma vaga, o escolhido será o clube mais bem qualificado entre os campeões da principal competição da federação entre 2021 e 2024.