2021 se repete e Santos passa vergonha nos clássicos
O início de temporada do Santos começou com muita expectativa, ainda mais com a contratação do técnico Odair Hellmann. Entretanto, o futebol jogado não vem agradando os torcedores, e o Peixe depende do rival, São Paulo, para garantir a classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista.
Nesta Paulista, o Santos repetiu a temporada de 2021 e terminou a fase de grupos do sem vencer nenhum clássico. Nesta temporada, acabou sendo derrotado por Palmeiras e São Paulo, ambos por 3 a 1 no Morumbi, e empatou em 2 a 2 com o Corinthians na Vila Belmiro.
No ano em que a comparação está sendo feita, o Alvinegro da Baixada Santista perdeu os três duelos contra os principais rivais da capital paulista. Foi goleado por 4 a 0 para o São Paulo, no Morumbi, e perdeu por 2 a 0 para o Corinthians, dentro da Vila Belmiro, além de também sair derrotado do Allianz Parque diante do Palmeiras, por 3 a 2.
Problemas no Paulistão e no Brasileiro
A última vitória do Peixe em clássicos válidos pelo estadual foi em 2022. No caso, triunfou sobre o Corinthians por 2 a 1, na Neo Química Arena. Entretanto, a campanha também não foi boa, e também saiu derrotado por 3 a 0 para o São Paulo, em plena Vila Belmiro, além de tomar 1 a 0 para o Palmeiras, fora de casa.
O retrospecto não é ruim só no Paulistão. Nas seis partidas consideradas clássicos disputados no Campeonato Brasileiro da última temporada, o Santos teve apenas uma vitória, um empate e quatro derrotas.
Contra o São Paulo, foi derrotado por 2 a 1 no Morumbi, mas ganhou por 1 a 0 na Vila Belmiro. Diante do Palmeiras, perdeu por 1 a 0 no Allianz e pelo mesmo placar dentro de casa. Com o Corinthians, empatou na Neo Química Arena e perdeu na Vila Belmiro.