Santos salvou o Palmeiras do rebaixamento no Brasileirão em 2014
O Palmeiras é um dos times mais vitoriosos da história recente do futebol brasileiro. Liderada pelo técnico português Abel Ferreira, a equipe alviverde conquistou o bicampeonato da Libertadores e um título da Copa do Brasil, apenas da década de 2020. No entanto, a história poderia ter sido diferente caso um rival direto do clube não tivesse vencido um concorrente do Palmeiras na luta para escapar do rebaixamento, há oito anos atrás.
Na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2014, o Santos, treinado então por Enderson Moreira, enfrentou o Vitória de Ney Franco. Simultaneamente, acontecia a partida entre Palmeiras e Athletico Paranaense. O alviverde se encontrava na 16ª colocação, e precisava vencer o Furacão para não depender de outros times na fuga do rebaixamento. Enquanto isso, o Vitória, que estava na 17ª colocação, precisava vencer o Peixe e de um empate ou uma derrota do Palmeiras para escapar do Z4.
O confronto, que aconteceu no Barradão, foi pouco vistoso, como já era de se esperar. Apesar de precisar desesperadamente do resultado, o Leão da Barra tinha pouca qualidade e não conseguia marcar o gol. Até que aos 49 minutos do segundo tempo, em um dos últimos lances da partida, o atacante Thiago Ribeiro mandou para o fundo das redes após uma troca de passes na intermediária e deu a vitória para o Santos. No outro confronto, o Palmeiras empatou por 1 a 1 contra o Athletico.
Ou seja, o Santos contribuiu diretamente para a permanência do Palmeiras na primeira divisão. Para piorar a situação, o clube alviverde venceu o Santos na final da Copa do Brasil do ano seguinte. No entanto, é importante reforçar que a mística de que o gol de Thiago Ribeiro salvou o Palmeiras do rebaixamento não é verdadeira, já que o empate no confronto entre Santos e Vitória já seria suficiente para o clube da capital paulista se salvar.