Quem o Santos pode encarar na Copa Sul-Americana?
Nesta quinta-feira (16), com o final da pré-Libertadores, todos os 32 clubes que irão disputar o troféu da Copa Sul-Americana foram definidos. Além do Santos, o torneio contará com outros cinco brasileiros: São Paulo, Botafogo, Red Bull Bragantino, América-MG, Goiás e Fortaleza.
Destes, apenas o Leão do Pici se classificou porque perdeu para o Cerro Porteno (3 a 1 no placar agregado) no duelo pela última fase classificatória da Libertadores.
Confira os times que se classificaram para a Sul-Americana que o Peixe pode enfrentar, que não são nem brasileiros nem argentinos: Oriente Petrolero e Blooming, da Bolívia; Palestino e Audax Italiano, do Chile; Tolima e Santa Fe, da Colômbia; LDU e Emelec, do Equador; Guarani e Tacuary, do Paraguai; Universidad César Vallejo e Universitario, do Peru; Danubio e Peñarol, do Uruguai; e Puerto Cabello e Estudiantes de Mérida, da Venezuela.
Os “hermanos” que disputarão o troféu de campeão com o Santos são: Defensa y Justicia, Estudiantes, Gimnasia y Esgrima, Newell’s Old Boys, San Lorenzo e Tigre.
Além destes dois blocos de times, ainda sobraram os eliminados na terceira fase preliminar da Libertadores. Além do Fortaleza, como já citado, se classificaram: Huracán, da Argentina; Millonarios, da Colômbia; e Magallanes, do Chile.
Data do sorteio dos grupos e configurações de cada pote
O sorteio acontece no dia 27 deste mês, e é comandado pela Conmebol. Para a definição dos grupos, os 32 times são divididos em quatro potes de acordo com o ranking criado pela entidade da América do Sul, além dos eliminados na pré-Libertadores.
Como de costume, equipes do mesmo pote não podem cair no mesmo grupo, que serão compostos pelo Time Pote 1, Time Pote 2, Time Pote 3 e Time Pote 4.
- Pote 1estão: São Paulo, Santos, Peñarol, LDU, Estudiantes, Emelec, San Lorenzo e Santa Fe.
- Pote 2 estão: Botafogo, Red Bull Bragantino, Guaraní, Universitario, Tolima, Newell’s Old Boys, Defensa y Justicia e Palestino.
- Pote 3: América-MG, Goiás, Tigre, Danubio, Oriente Petrolero, Estudiantes de Mérida, Blooming e Universidad César Vallejo.
- Pote 4 estão: Gimnasia y Esgrima, Tacuary, Puerto Cabello, Audax Italiano, Magallanes, Huracán, Fortaleza e Millonarios.
Portanto, o Peixe fica no Pote 1 e acaba “fugindo” de um adversário mais duro durante a fase de grupos. Além disso, clubes do mesmo país não podem cair na mesma chave durante a primeira fase, ou seja, a equipe comandada pelo técnico Odair Hellmann não fará um encontro de brasileiros já no começo do torneio.
Como o Santos não terá nenhum jogo até a estreia da Sul-Americana, no dia 5 de março, Odair deve aproveitar o tempo livre para treinar ainda mais a equipe e corrigir os erros que cometeu no Campeonato Paulista, além de recuperar os lesionados.