Santos recebe notícia importante sobre a Copa Sul-Americana

Depois de muita espera, foram definidos os times que irão disputar a Copa Sul-Americana. A definição só não aconteceu antes por conta da pré-Libertadores, que terminou nesta quinta-feira (16). Como de praxe, as equipes eliminadas na última fase preliminar da competição ganham uma vaga na Sul-Americana.

O Santos vem forte em busca do primeiro título. Primeiro porque a última conquista de um título foi o Campeonato Paulista de 2016. Segundo, porque rende uma boa premiação de até 8 milhões e 950 mil dólares, (cerca de R$ 47 milhões), somando os prêmios de todas as fases. Terceiro porque caso seja campeão, o Peixe irá carimbar a sua vaga na Libertadores de 2024, na Copa do Brasil e na Recopa Sul-Americana.

Na edição de 2022, o Peixe foi eliminado nas oitavas de final para o Deportivo Táchira, da Venezuela. Após dois empates em 1 a 1 (ida e volta), o Alvinegro Praiano foi derrotado por 4 a 2 nos pênaltis em plena Vila Belmiro. Neste ano, os comandados do técnico Odair Hellmann buscam fazer diferente.

Além do Peixe, outros cinco clubes brasileiros estarão disputando a competição: São Paulo, Botafogo, Red Bull Bragantino, América-MG, Goiás e Fortaleza. Com a exceção do Fortaleza, todos se classificaram por conta de suas respectivas posições no Campeonato Brasileiro.

Por outro lado, Leão do Pici chegou a fase da pré-Libertadores, mas acabou caindo no último confronto diante do Cerro Porteno, do Paraguai, pelo placar de 3 a 1 no agregado. 

Sorteio e possíveis adversários

O sorteio acontece no dia 27 deste mês na sede da Conmebol. Para a definição dos grupos, os 32 times são divididos em quatro potes respeitando o ranking da própria entidade da América do Sul, além dos eliminados na pré-Libertadores.

Como de costume, equipes do mesmo pote não podem cair no mesmo grupo, que serão compostos pelo Time Pote 1, Time Pote 2, Time Pote 3 e Time Pote 4.  Times do mesmo país também estão proibidos de se enfrentarem na fase de grupos. O duelo só poderá acontecer a partir do mata-mata.

No pote 1 estão: São Paulo, Santos, Peñarol, LDU, Estudiantes, Emelec, San Lorenzo e Santa Fe. 

No pote 2 estão: Botafogo, Red Bull Bragantino, Guaraní, Universitario, Tolima, Newell’s Old Boys, Defensa y Justicia e Palestino. 

No pote 3 estão: América-MG, Goiás, Tigre, Danubio, Oriente Petrolero, Estudiantes de Mérida, Blooming e Universidad César Vallejo.

No pote 4 estão: Gimnasia y Esgrima, Tacuary, Puerto Cabello, Audax Italiano, Magallanes, Huracán, Fortaleza e Millonarios.