Pelé foi mais de 10 vezes artilheiro do Paulistão
A quantidade de recordes e feitos históricos conquistados por Pelé quase não cabe um livro. Em edições do Campeonato Paulista, o Rei do Futebol também deixou sua marca de maneira extraordinária. Pelé balançou as redes em todas as 18 edições que disputou, e conquistou o prêmio de artilheiro do torneio em 11 ocasiões.
Na edição de 1958, o Rei chegou na impressionante marca de 58 gols marcados, algo que até hoje, nunca foi atingido por nenhum outro jogador. Ao todo, Pelé marcou 37 hat-tricks. Seu primeiro gol na competição foi ainda aos 17 anos, no estadual de 1957. Naquele ano, fez 36 e foi artilheiro do torneio pela primeira vez, o que se repetiria ininterruptamente até 1965.
Após seu último estadual disputado, em 1974, Pelé terminou sua trajetória na competição com 361 gols marcados, e sem surpresa alguma, é até hoje o maior artilheiro da história do Campeonato Paulista. Das 410 partidas que disputou no Paulistão, Pelé marcou em 255 e o Santos venceu 208 delas, empatando 29 vezes e sendo derrotado em apenas 18 oportunidades, apenas 7% dos jogos.
Além disso, Pelé é o recordista de gols em apenas uma partida do estadual. Em 21 de novembro de 1964, o Santos venceu o Botafogo por 11 a 0 na Vila Belmiro e Pelé marcou oito vezes. Em outras quatro oportunidades, marcou cinco vezes, duas delas no Paulistão de 1965. E talvez a estatística mais bizarra: o Rei fez quatro gols num só jogo em 20 ocasiões.
O goleiro que mais sofreu gols de Pelé foi Félix, e o time que mais levou gols do Rei foi a Juventus da Mooca, com 47 tentos, seguido de Botafogo de Ribeirão Preto, com 38, e Corinthians, com 37. Além dos gols, Pelé conquistou 10 títulos estaduais com o Peixe.
Fonte: Federação Paulista de Futebol