Os primeiros africanos da história santista
O Santos Futebol Clube teve diversos jogadores estrangeiros em sua história. A maioria, como de costume, são de país vizinhos, como Argentina, Colômbia, e Uruguai. Do continente asiático, o Peixe já teve o carismático japonês Kazuyoshi Miura. Mas você sabia que o alvinegro praiano também teve dois atletas do continente africano?
Estamos falando de Arthur Zwane, atacante da África do Sul, e de Kennedy Nagoli, meia do Zimbábue. Ambos atuaram no Peixe no mesmo ano: 1995. E sabe por quem eles foram indicados? Ninguém mais, ninguém menos que o Rei Pelé. Antes de assinar pelo Santos, os dois atletas atuavam pelo Jomo Cosmos, da África do Sul.
Arthur Zwane jogou a carreira inteira pelo Cosmos antes de ser contratado pelo Santos, enquanto Nagoli já teve uma passagem peo Dynamos, de Zimbábue. Nenhum dos dois jogadores entraram em campo no vice-campeonato do Peixe no Brasileirão em 1995, mas chegaram a atuar em um amistoso contra o Baré de Roraima, onde o Santos venceu por 3 a 2 com um gol de Zwane.
As primeiras grandes oportunidades surgiram apenas em 1996, pelo Torneio de Verão. O Santos foi campeão vencendo o Corinthians na final, e Nagoli marcou um golaço na decisão. No entanto, após o início do Campeonato Paulista, ambos voltaram a figurar no fim do banco de reservas santista.
Arthur deixou o Peixe no primeiro semestre de 1996, voltando para a África do Sul para defender o Orlando Pirates. Pelo Santos, ele realizou sete jogos e anotou um gol. Já Nagoli chegou a fazer parte do elenco que disputou o Brasileirão de 1996, mas deixou o clube logo após o fim da competição, para o futebol grego. Na Vila Belmiro, ele realizou 13 jogos e marcou dois gols.