Quando o Santos usou calções quadriculados

Você sabia que o santos já usou calções quadriculados? No dia 6 de abril de 1996, em partida contra o União São João pelo Campeonato Paulista, o alvinegro praiano entrou em campo com o seguinte uniforme: camisa branca e calção quadriculado em preto e branco. Foi com estas vestimentas que o Peixe goleou o time da cidade de Araras por 8 a 2.

Giovanni marcou três vezes só no primeiro tempo e garantiu a vitória do Peixe já nos 45 minutos iniciais. Clóvis ampliou e Giovanni marcou mais um de pênalti no segundo tempo. Cleomar diminuiu para o União São João, mas Wagner marcou o sexto do Peixe logo na sequência. Cleomar marcou outro para o time de Araras, e Cláudio e Jamelli fecharem o placar para o alvinegro praiano.

A suposta razão por trás da vestimenta “inusitada” estaria relacionada com um rival do clube, o Corinthians. O calção quadriculado foi feito para evitar que o Santos jogasse algumas partidas com camisas brancas, shorts pretos e meiões brancos, igual ao rival paulistano. Porém, o presidente do clube na época, Samir Jorge Abdul-Hak, negou que este fosse o motivo e afirmou que simplesmente não gostava do calção preto.

A peça do uniforme gerou repercussão na imprensa de todo o país e ficou marcado na história dos uniformes do Santos. O Peixe também chegou a usar um calção com estrelas em partida contra o São Paulo. Depois de um tempo, o Santos abdicou do calção com “formas diferentes” e passou a usar um calção todo preto com uma camisa listrada.