O dia que o Santos humilhou o Flamengo e Pelé saiu aplaudido pela torcida rival
O Maracanã sempre foi um dos estádios preferidos do Rei Pelé, seja representando a camisa do Santos quanto a da Seleção Brasileira. Pelo Peixe, uma de suas grandes de toda a sua carreira foi durante a histórica goleada de 7 a 1 sobre o Flamengo, pelo Torneio Rio-São Paulo de 1961.
Demonstrando toda a sua habilidade e técnica, o Rei do Futebol marcou um hat-trick na vitória da equipe do litoral paulista, mostrando o motivo de se considerado um fenômeno da época. Vale lembrar que ele já havia sido campeão da Copa do Mundo de 1958.
O primeiro gol saiu aos 31 minutos do primeiro tempo, após completar um cruzamento, enquanto os outros dois foram marcados na etapa final, aos quatro e aos nove minutos, respectivamente. E por sinal, foram duas obras de arte!
Pelé bateu por cobertura para fazer o terceiro do Alvinegro Praiano, e depois driblou os marcadores da equipe carioca, além do goleiro rival, fechando o show do Santos em pleno Maracanã contra os anfitriões.
Após marcar o último gol, a torcida flamenguista se rendeu ao jogador, e aplaudiu o lance do gênio do futebol mundial. Mais de 90 mil pessoas foram ao Maracanã para acompanhar a maior goleada da história do duelo entre Santos e Flamengo.
Os outros gols do Santos foram marcados por Pepe (22 do primeiro tempo e 11 do segundo), Coutinho (seis do segundo tempo), Henrique (oito do segundo tempo) e Dorval (20 do segundo tempo).
Escalações de Santos e Flamengo
Santos: Laércio; Dalmo, Mauro (Formiga), Calvet e Fioti (Feijó); Zito (Urubatão e Mengálvio; Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe.
Flamengo: Fernando; Joubert, Bolero, Nelinho (Jadir) e Jordan; Carlinhos e Gérson; Joel (Luis Carlos), Henrique, Dida e Babá (Germano).