“Meninos da Vila” Alex Sandro e Danilo formam fortaleza defensiva de Juventus e Seleção Brasileira
Dois laterais que são quase figurinha carimbada na Seleção Brasileira, Alex Sandro e Danilo tem uma carreira quase que “conjunta” – os dois já jogaram juntos em três clubes diferentes, e um deles foi o Santos. Foi entre 2010 e 2011 que os dois vestiram a camisa do alvinegro praiano e fizeram parte de uma das gerações de ouro dos “Meninos da Vila”. Hoje, jogam juntos na Juventus.
Apesar de terem se lançado para o futebol no Santos, nenhum dos dois foram revelados nas categorias de base do Peixe. Danilo começou no América-MG, chegando ao clube paulista em 2010. Já Alex Sandro iniciou no Athletico Paranaense, se transferindo para o alvinegro no mesmo ano que Danilo.
Ambos permaneceram no clube até 2011, quando foram vendidos juntamente para o Porto. Mas mesmo em uma breve passagem, Danilo e Alex Sandro fizeram história no Santos. Eles foram vitais na conquista da Copa Libertadores em 2011, ambos como titulares da equipe na decisão final. Aliás, Danilo anotou um dos gols no jogo de volta da decisão, contra o Peñarol.
No Porto, tanto Danilo quanto Alex fizeram sucesso. O lateral direito rapidamente conquistou os portugueses e virou referência no elenco do clube. Já Alex Sandro teve mais dificulade para se adaptar 100% no clube, mas com o tempo, mostrou sua qualidade para os “adeptos” portugueses.
Curiosamente, ambos deixaram o Dragão no mesmo ano: 2015. Danilo rumou para o Real Madrid enquanto Alex foi contratado pela Juventus. Foi aí que ambos se tornaram nomes comuns nas convocações da Seleção Brasileira. Danilo possui 45 partidas com a amarelinha, enquanto Alexa possui 37.
Em 2019, os dois atletas se encontraram novamente. A Juventus contratou Danilo, com Alex ainda no elenco. Após a chegada do treinador Allegri, em 2021, Danilo acabou perdendo espaço na equipe titular, mas é possível afirmar que na maior parte do tempo em que ambos estiveram juntos no elenco da Velha Senhora, foram titulares indiscutíveis.