Jogador mais velho do mundo já jogou no Santos
O japonês Kazuyoshi Miura é o jogador mais velho do mundo em atividade. Aos 55 anos, o atacante atua pelo Suzuka Point Getters, da quarta divisão japonesa. Em sua carreira, “Kazu” atuou por 13 clubes, seis deles do futebol brasileiro. Aliás, o japonês começou sua trajetória no Brasil, tendo feito sua base na Juventus-SP. Mas foi em outro time em que ele foi revelado e fez sua estreia como profissional: o Santos Futebol Clube.
A inusitada história de “Kazu” se iniciou na Vila Belmiro. Fez sua primeira partida como jogador profissional atuando pelo Santos no dia 09 de abril de 1986, em partida válida pela pela 10ª rodada do Campeonato Paulista no Estádio do Canindé exatamente contra o Juventus da Mooca. Kazu se tornaria o primeiro japonês a jogar na equipe.
Ele realizou apenas duas partidas pelo Peixe e foi emprestado para o Palmeiras, sendo vendido ao Matsubara em seguida. Kazu retornou para o alvinegro praiano em 1990, onde teve uma passagem mais extensa, anotando dois gols e cinco assistências em 25 partidas. Deixou o clube no mesmo ano para atuar no Yomiuri (atual Tokyo Verdy), que pouco tempo depois se tornaria Verdy Kawasaki.
Estima-se que Kazu soma 856 jogos na carreira, disputando agora em 2022, a sua 36º temporada. Além de ser considerado o jogador de futebol mais velho em atividade no mundo, Kazu também se tornou o futebolista mais velho a marcar um gol em competições oficiais.
O atacante japonês também atuou por times da Europa, como o clube italiano Genoa e clube croata Dínamo Zagreb. Pela seleção japonesa, o atleta disputou 89 jogos e marcou 55 gols.