Conmebol bate o martelo e toma decisão que pode ajudar o Santos
Com o prazo de inscrições para a Copa Sul-Americana em meio ao mercado de transferências do Brasil, a Conmebol anunciou que irá adotar um regime de plantão neste sábado (1), para registrar os pedidos de inscrição dos novos reforços dos clubes brasileiros feitos pela CBF. Esta é a única saída para os atletas recém chegados às equipes para disputar a Libertadores e a Sul-Americana.
Além disso, a boa notícia para os clubes brasileiros não para por aí. A instituição esportiva também anunciou que até cinco atletas poderão ser inscritos em suas competições de maneira provisória, para depois serem regularizados da forma “normal”.
Ou seja, os reforços que forem contratados em cima da hora nesta sexta-feira (31) poderão ter apenas as suas informações básicas enviadas à CBF. E depois, os clubes terão que enviar a documentação na segunda-feira (3) dos jogadores que se encontram nessa situação, para que as suas inscrições sejam feitas de maneira definitiva.
A medida caiu muito bem no futebol local e no Santos, visto que nesta quinta-feira (30), a CBF aprovou uma mudança em seu Regulamento de Registro e Transferência de Jogadores. Anteriormente, o fechamento da janela de transferências era na segunda. Foi a segunda vez em que a CBF adotou datas diferentes para as janelas internas e externas para contratações.
Entretanto, com muitos clubes em dificuldades em suas negociações, a entidade liberou a prorrogação do prazo para contratações dentro do futebol nacional até o dia 20 de abril. Por outro lado, o prazo para negociações com clubes estrangeiros permanece no dia 3.
A mudança ajudou os clubes finalistas dos estaduais para que não percam seus jogadores antes das decisões. Entretanto, acaba se tornando um alívio para o restante dos times, que estão encontrando muitas dificuldades no mercado da bola.
O Peixe segue ativo no mercado em busca de mais reforços, mas a falta de aporte financeiro está prejudicando o andamento das conversas.
Confira as datas de cada janela de transferências no Brasil
- Primeira janela: de 10 de janeiro a 3 de abril – para os jogadores que chegam de fora do Brasil
- Primeira janela: de 10 de janeiro a 20 de abril – para quem jogou algum Estadual em 2023
- Segunda janela: de 3 de julho a 2 de agosto de 2023