Santos tem quase 13 mil gols na história
O Santos Futebol Clube é uma das maiores representações do “DNA Ofensivo” no futebol brasileiro. O alvinegro praiano é dono dos mais variados recordes de gols na história do esporte não apenas em solo tupiniquim, como também no mundo. Em 110 anos de existência, o Peixe atingiu a marca de 12.700 gols marcados, a maior entre todos os times da história do futebol.
Um exemplo do domínio absoluto do Santos nos números quando se fala de gol, é o fato de que o milésimo gol da história do clube aconteceu apenas dezesseis anos após sua fundação. Em 11 de novembro de 1928, Siriri fez o gol número mil, em jogo contra o Corinthians, no Estádio da Ponta Grande, em São Paulo.
Depois disso, os números foram impulsionados na “Era Pelé”. O gol cinco mil foi marcado em 1960, numa goleada por 6 a 1 do alvinegro praiano sobre o Taubaté, em 4 de dezembro, pelo Paulistão, com Pepe. O gol sete mil aconteceu ainda nesta época, em 1970, com Pitico, numa vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo na Taça Cidade de São Paulo.
O gol de número 12 mil, aconteceu em 2014, e saiu dos pés de Gabriel Barbosa, o Gabigol. O feito aconteceu em uma goleada do Peixe por 5 a 1 diante do Botafogo de Ribeirão Preto, no primeiro dia de fevereiro de 2014, pelo Paulistão. Hoje, restam pouco mais de 200 gols para o Peixe chegar a marca de 13 mil vezes balançando a rede.