Ação do Santos se destacou por levar refugiados africanos ao estádio
Antes da partida contra o Athletico Paranaense nesta terça-feira (28), o Santos realizou uma ação para a estreia de seu terceiro uniforme lançado pela fornacedora Umbro, que traz elementos da cultura nigeriana e de outras etnias africanas.
O uniforme tem como principal inspiração as diversas excursões do clube na África durante a década de 60, em especial em 1969, quando a chegada do esquadrão alvinegro interrompeu uma guerra civil na Nigéria.
Com isso em vista, a farmacêutica Hebron, patrocinadora do clube, levou um grupo de refugiados africanos para a Vila Belmiro durante a ação. Cerca de 11 crianças entraram com os jogadores do Peixe no gramado.
A ação do alvinegro praiano também fez parte do projeto de internacionalização da marca do clube “Santos do mundo”, que foi lançado no início de 2022.
Relembre a história que inspirou o terceiro uniforme do Santos
O episódio aconteceu em Benin City, em meio a um conflito que acontecia na Nigéria – O conflito no país africano iniciou em 1967, quando a região do Biafra, no sudeste da Nigéria, se emancipou. Mais de 2 milhões de pessoas teriam morrido no conflito, que terminou em 1970. Foram realizadas diversas tentativas de cunho global, entre artistas, organizações e autoridades mundiais para conter o conflito, mas sem sucesso.
Enquanto fazia uma excursão de jogos amistosos na África, o Peixe foi levado para a Nigéria a convite do governo local para jogar contra uma seleção da região do centro-oeste, onde está localizada Benin City. O Alvinegro Praiano foi até o país sem ter noção do conflito em curso.
Segundo a história relatada, o governo decretou um cessar-fogo para que o elenco santista pudesse se deslocar do hotel para o estádio Ogbe em segurança e depois retornar ao local onde estavam hospedados.
O Santos venceu por 1 a 0, com gols de Toninho Guerreiro e Edu. No dia seguinte, voltou para o Brasil. A guerra no país continuou, e só terminaria após o governo retormar totalmente o controle da região separatista.