Você lembra do primeiro venezuelano que passou pelo Santos?
Soteldo é um dos principais jogadores do Santos na atual temporada. O venezuelano veste a camisa 10 de Pelé, e é sem sombra de dúvidas um dos melhores estrangeiros a vestir a camisa do alvinegro praiano. No entanto, Soteldo não foi o primeiro jogador da Venezuela a vestir a camisa do Peixe.
O primeiro venezuelano da história do Peixe foi Breitner. Estamos falando de alguém pouco conhecido no futebol brasileiro, mas provavelmente lembrado com carinho pelos santistas. Breitner nasceu na Venezuela, na cidade de Barcelona, mas se naturalizou brasileiro.
Jogando no meio-campo, Breitner foi uma grande promessa das categorias de base do Peixe e subiu para a equipe profissional durante a “Era Neymar”. “Fui o primeiro venezuelano a jogar no Santos e a ser campeão em todas as categorias de base e no profissional. Conquistei títulos importantes que marcaram uma geração incrível”, lembrou o jogador em entrevista ao jornal Lance!.
Breitner iniciou na categoria sub-15 do Peixe. Subiu para o profissional em 2010, inclusive fazendo um gol na campanha do título da Copa do Brasil de 2010, na vitória por 3 a 2 sobre o Guarani. Apesar de um começo relativamente bom, o meia não conseguiu engrenar e a acabou sendo emprestado para o Criciúma e para o Figueirense.
O venezuelano retornou para o Peixe em 2012, mas novamente não conseguiu ganhar espaço na equipe. Breitner foi emprestado para Paulista, Náutico e Araxá, até ter seu contrato com o alvinegro praiano rescindido em 2014. Na época, o meia foi jogar no futebol venezuelano, e conseguiu também atuar pelo futebol português. Ele se aposentou em 2019, atuando pelo Arouca.
Pelo time da Vila Belmiro, o venezuelano naturalizado brasileiro realizou 27 jogos e anotou apenas dois gols. Com o clube, além da Copa do Brasil de 2010, ele também conquistou os campeonatos estaduais de 2010 e 2012.