Veja como joga o lateral argentino que está muito próximo do Santos
Nesta sexta-feira (31), o Santos encaminhou a contratação do lateral-direito Lucas Blondel, do Tigre, da Argentina. Apesar do otimismo em relação a um final feliz, a diretoria ainda prega cautela. O Peixe enviou uma proposta de pouco mais de 1 milhão de dólares (R$ 5,1 milhões, na cotação atual).
O jogador de 26 anos começou a sua trajetória no futebol no Atlético Rafaela, da Argentina, ficando até fevereiro de 2021. Depois de se destacar, chamou a atenção do Tigre, que pagou cerca de 300 mil dólares (em torno de R$ 1,5 milhão, pela cotação da época) para contar com seus serviços.
Blondel é um lateral com características muito ofensivas. Ele é muito participativo do ataque, e ataca muito bem os espaços no lado do campo, além de também saber jogar por dentro, de acordo com informações do LANCE!. Para melhorar seu arsenal de habilidades, ele possui um bom chute de longa distância.
E para comprovar sua efetividade no ataque, aqui estão alguns dados retirados do Sofascore: em 17 partidas na Copa de la Liga Argentina de 2022, ele marcou três vezes, acertou sete chutes ao gol, deu 23 passes decisivos e completou 31 dribles. Foi o melhor em todas as estatísticas em comparação com os concorrentes da posição.
Aspecto defensivo
Entretanto, por ser bastante participativo no âmbito ofensivo do jogo, o lateral-direito acaba pecando na marcação, deixando muitos espaços no lado da defesa. Ele é inseguro na marcação, e depende da ajuda dos meias para recompor o sistema defensivo.
No Campeonato Argentino, Blondel possui as estatísticas de 43% de duelos aéreos ganhos, 49% de aproveitamento nos duelos no chão e 48% de disputas de bola vencidas no torneio. Logo, por ganhar menos da metade dos duelos das disputas citadas, fica clara a sua deficiência na marcação.
Entretanto, voltando a citar a Copa de la Liga Argentina da última temporada, ele foi bem e conseguiu neutralizar seus pontos fracos, acumulado 58 desarmes e 131 bolas recuperadas. Foi o melhor lateral entre os concorrentes nesses aspectos.