Coutinho tem um recorde quase impossível de ser batido no Santos
Como não é novidade alguma, Coutinho foi um dos maiores jogadores de toda a história do Santos. Campeão do mundo com o Alvinegro da Vila Belmiro em 1962 e 1963 e com a Seleção Brasileira em 1961, o ex-atacante é o terceiro maior artilheiro da história do Santos, atrás de Pelé e Pepe.
Além disso, ele possui outro recorde que será praticamente impossível algum futebolista bater, nem daqui 100 anos. Isto porque ele é o atleta mais jovem de todos os tempos a vestir as cores do Santos.
A partida foi contra o Sírio Libanês, de Goiás, em 1958, na qual Coutinho tinha apenas 14 anos e 11 meses de idade. Além do mais, o time ganhou a partida com um placar elástico: 7 a 1.
Feitos de Coutinho
Coutinho entrou para a história do Santos fazendo uma parceria histórica com Pelé e sendo um dos astros do time que viveu o momento mais vitorioso do Peixe. Enquanto jogava pelo Alvinegro, conquistou seis Campeonatos Paulistas, cinco Brasileiros, duas Libertadores e dois Mundiais.
Atuou em 457 partidas, marcando 370 gols, entre 1958 e 1970. É o quinto maior artilheiro da história do Torneio Rio-São Paulo com 34 gols, e o quinto maior artilheiro dos clubes brasileiros.
Também tentou seguir em carreira de treinador de futebol, mas sem sucesso.
No dia 11 de março de 2019, Coutinho morreu aos 75 anos, em Santos, depois de ter um infarto no miocárdio em decorrência de problemas como hipertensão, diabetes e problemas vasculares.