O que o naufrágio do navio Titanic tem a ver com o Santos?

Em comemoração aos 25 anos do lançamento do filme Titanic, uma versão remasterizada do longa foi lançada no último dia 9, comemorando os 25 anos do sucesso do filme liderado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. 

O filme venceu um recorde de 11 prêmios do Oscar, além de ter concorrido em 14: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Direção de Arte – Decoração de Set, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Canção Original, Melhor Som, Melhor Edição de Efeitos Sonoros e Melhores Efeitos Visuais.

Atualmente, é o terceiro filme com maior arrecadação de todos os tempos. O fato que poucos sabem, é que o acidente do navio que aconteceu há mais de 100 anos que inspirou a película,  tem muito a ver com o Santos.

Na tarde do dia 14 de abril de 1912, o Santos Futebol Clube foi fundado por três pessoas fanáticas por esporte da cidade: Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior,

Uma reunião foi feita para discutir a fundação da nova agremiação, com todos os interessados em fazerem parte do clube. Os 39 indivíduos que foram ao encontro  são considerados sócios-fundadores.

O dia marcou o nascimento de um dos maiores clubes do mundo, junto a uma das maiores tragédias da história. Às 23h59, nas águas geladas do Atlântico Norte, o maior navio de passageiros da época entrava em colapso ao colidir com um iceberg. O RMS Titanic viajava com 2.208 passageiros. Dentre eles, 1.496 perderam suas vidas.

Os dois acontecimentos ainda contribuem para a história de inúmeras pessoas. O Santos revelou Pelé, o maior jogador da história do futebol, além de ter se tornado um dos maiores clubes do mundo, enquanto o Titanic deixa a história e ensinamentos para os transportes marítimos ao redor do mundo.