Como foi a passagem de Alan Kardec pelo Santos?
Nesta quinta-feira (12), o jogador Alan Kardec, que teve passagem notável pelo Santos, completa 34 anos de idade. Pelo Peixe, o atacante conquistou o Campeonato Paulista de 2012.
O atacante se despediu da Vila Belmiro com números considerados baixos, com 13 gols em 63 jogos. Porém, por conta de sua entrega em campo, acabou se tornando um 12° jogador. Após as semifinais do Paulista em 2012, cravou de vez a sua vaga entre os onze titulares da equipe comandada pelo técnico Muricy Ramalho, colocando Borges no banco.
Kardec foi o jogador que mais jogou no ano pelo Santos (34 partidas), e terminou com vice-artilheiro, com 11 gols, atrás apenas de Neymar, que marcou 28 vezes.
Poder de decisão
Caiu de vez nas graças da torcida por conta de seus gols importantes em momentos decisivos, principalmente na Libertadores. Ele que fez o gol de empate do Peixe em 1 a 1, contra o Internacional, fora de casa, fazendo com que o clube dependesse apenas de si mesmo para avançar de fase.
Kardec também colocou a bola no fundo da rede na vitória por 2 a 0 contra o The Strongest-BOL, na Vila Belmiro, classificando a equipe às oitavas de final do torneio.
O gol que entrou para a história foi diante do Velez, da Argentina, pelas quartas de final da Libertadores. O duelo estava se encaminhando para um empate sem gols, classificando os argentinos para a semifinal. Após perder um gol inacreditável, Kardec se redimiu e colocou a bola no fundo da rede, levando a decisão para a disputa de pênaltis. Com isso, o Santos levou a melhor e ficou novamente entre as quatro melhores equipes da América do Sul.
Além dos gols importantes, Kardec se destacava por sua polivalência. Embora atuasse como centroavante desde o início de sua carreira, chegou a jogar como ponta em algumas oportunidades, dando espaço para Borges entrar pelo meio, jogando mais centralizado. Quando Ganso estava lesionado, também chegou a cobrir a função do meia-atacante.
De acordo com o próprio atacante, aprendeu a atuar em diferentes posições no Benfica, observando diariamente os grandes craques da equipe como Javier Saviola e Pablo Aimar.
Atualmente, Alan Kardec defende o Atlético-MG desde o meio de 2022.