Santos teve chinês de 557 milhões no clube
Você sabia que o Santos já teve um jogador chinês de 557 milhões de reais no clube? O episódio aconteceu em março de 2022, quando em parceria com a Federação Chinesa de Futebol, o alvinegro praiano abriu as portas para o lateral-direito Junlong Xiao, de 21 anos. Na época, o Peixe justificou a movimentação como algo “favorável em negociações com a China”.
Xiao integrou inicialmente a equipe sub-20 do Santos, passando pelo sub-23 e chegando a figurar na equipe principal. No entanto, ele nunca estreou com a camisa do alvinegro praiano. E o futebol em si nunca foi a razão do clube ter abrido as para Junlong. Os objetivos da diretoria santista com o atleta chinês eram: conseguir um aporte financeiro para criar um núcleo de estrangeiro na base e atrair patrocínios asiáticos na camisa.
“Ele recebe uma ajuda de custo de R$ 1.500 do Santos. Nossa relação com a China é forte nesse sentido. E por trás disso há planejamento estratégico, de alguns pontos que não podemos divulgar ainda, mas está atrelado à tentativa de ajuda financeira da China, até para o novo CT da base. É uma relação de boa vizinhança”, disse o presidente Andres Rueda na época.
Xiao chegou na Vila Belmiro em 2019, e assim como a maioria das jovens promessas do clube, ele tinha uma multa rescisória fixada na casa dos 100 milhões de euros (R$ 557 milhões na época). Na China, ele passou por clubes como Guoan, Evergrande e Beijing Sinobo. O jogador chinês acabou deixando o alvinegro praiano em abril deste ano.
Hoje, aos 22 anos, Junlong está no Mirassol, tendo assinado com o clube em novembro após uma rápida passagem na base do Fortaleza. O clube do interior paulista disputará o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e a Série B em 2023.