Qual desempenho santista contra clubes estrangeiros?
Ao longo de sua história, o Santos realizou diversas partidas contra clubes estrangeiros – as mais notórias são sem sombra de dúvidas as finais do Mundial de Clubes contra Benfica e Milan. O primeiro jogo internacional do Peixe foi em 1917, contra o Dublin FC, da Irlanda. No entanto, qual é o desempenho do Santos contra times estrangeiros?
O blog Acervo Histórico do Santos reuniu os números do Peixe contra times gringos. Confira a seguir:
765 – jogos contra estrangeiros
470 – vitórias
144 – empates
151 – derrotas
1.874 – gols marcados
1.015 – gols sofridos
Jogos do Santos em solo estrangeiro
Principalmente na época de Pelé, o Peixe (e diversos outros clubes brasileiros) era famoso por suas excursões para fora do Brasil. O Santos já atuou em 75 países diferentes; Argentina e Estados Unidos são os dois países estrangeiros onde mais aconteceram partidas da equipe brasileira. Já na Europa, o país em que o time alvinegro mais realizou partidas foi a Itália, com 38 jogos e 25 vitórias, 04 empates e 09 derrotas.
Santos preferia viajar à jogar Libertadores
Um fato que definitivamente contribuiu para o Santos ter atuado em tantos países foi citado pelo ex-jogador e ídolo do clube, Pepe. Segundo ele, o Peixe deixou de participar das edições de 1966, 1967 e 1969 da Copa Libertadores para realizar excursões internacionais, com o objetivo de arrecadar recursos financeiros e bancar o estrelado elenco da época.
“Se tivéssemos focado mais na Libertadores, acho que nossa geração poderia ter ganhado umas dez taças… Dez talvez seja exagero, mas pelo menos umas cinco vezes, com certeza”, afirmou Pepe em entrevista para a Revista Placar.