Santos foi campeão da Taça São Paulo de 1970
Você sabia que o Santos foi campeão da Taça São Paulo de 1970? Visando se recuperar do fracasso da Copa de 1966, a CBD (Confederação Brasileira de Desportos) modificou o calendário nacional em 1970 com um intuito de realizar um novo planejamento para o Mundial do México. As principais competições do país foram paralisadas, com exceção em São Paulo, onde houve a realização da Taça São Paulo.
Para a disputa do torneio, o alvinegro praiano contava com inúmeros desfalques, que já estavam em preparação com a Seleção Brasileira. Foram eles: Carlos Alberto Torres, Joel Camargo, Clodoaldo, Pelé e Edu. O Peixe venceu sua primeira partida na competição, fazendo um resultado de 3 a 1 contra a Portuguesa.
Ainda no primeiro turno, o Santos derrotou o Palmeiras, por 1 a 0, o São Paulo, por 4 a 0, e foi derrotado pelo Corinthians e perdeu por 1 a 0. Na segunda fase, o Peixe iniciou com um empate de 0 a 0 com a Lusa. Depois, venceu o São Paulo, por 2 a 1, e empatou com o Corinthians em 1 a 1.
O Santos foi para o último jogo precisando apenas de um empate com o Palmeiras para conquistar o título da competição. Treinado por Antoninho, o Peixe foi para campo com: Joel Mendes; Turcão, Ramos Delgado, Djalma Dias e Rildo; Léo Oliveira e Pitico (Lima); Manoel Maria, Picolé, Djalma Duarte e Abel (Douglas).
César abriu o marcador para o time alviverde, aos 3 minutos do segundo tempo. Porém, Manoel Maria, aos fez o gol que deu o título ao alvinegro praiano nos minutos finais do confronto.