Santos vai mudar o escudo para homenagear Pelé

Após a aprovação do novo estatuto social no último domingo (6), o Santos irá realizar uma mudança em seu escudo. A partir do ano que vem, o Peixe deve inserir uma coroa acima de sua insígnia, em homenagem aos feitos do Rei Pelé com a camisa do clube. A mudança será válida para jogos e futebol profissional, amador e no futsal, tanto na categoria masculina quanto na feminina.

A mudança no escudo já é pauta recorrente entre os conselheiros do clube, mas antes, esbarrava no estatuto social. Agora, o Peixe também pdoerá utilizar uniformes em referência a conquistas passadas com escudos antigos do clube.

“O que tem no novo estatuto é que o Santos pode usar os distintivos históricos. Vocês se lembram daquela camiseta azul clara que tinha um distintivo histórico? O Santos não pôde usar porque não tinha previsão no estatuto. Agora, podemos. É isso que é modernizar o estatuto”, afirmou Celso Jatene, presidente do Conselho Deliberativo do alvinegro praiano.

Santos foi o primeiro time a adotar estrelas na camisa

Você sabia que o Santos Futebol Clube foi o primeiro time a utilizar estrelas na camisa? Em 1968, cinco anos após a conquista do bicampeonato mundial, o Peixe eternizou os dois títulos mais importantes de sua história, conquistados em 1962 e 1963, com estrelas em seu uniforme, posicionadas acima do escudo alvinegro.

Foi no dia 23 de maio de 1968 que as estrelas foram colocadas no uniforme pela primeira vez. A “inauguração” delas aconteceram em um amistoso realizado contra o Boca Juniors. Três dias depois, o Santos adotou as estrelas como parte definitiva de seu uniforme ao utilizá-las acima do escudo em partida contra o América, pelo Campeonato Paulista.

E desde então, usar estrelas em seu uniforme em comemoração aos grandes títulos virou algo normal no país. No futebol brasileiro, não existe nenhum registro de algum clube que tenha feito isso antes das homenagens aos mundiais de 62 e 63 realizadas pelo Santos.

No entanto, o Santos não é o primeiro clube a realizar tal feito no futebol mundial. Em 1958, em comemoração ao primeiro pentacampeonato da Liga Italiana, a Juventus de Turin passou a utilizar a estrela no uniforme, no lugar de seu escudo.