O primeiro jogador do Equador a defender o Santos
Na história, cinco equatorianos já atuaram pelo Santos Futebol Clube. Dois deles estão atualmente no elenco do time alvinegro: Jhojan Julio e Bryan Angulo. O mais notório entre eles é sem sombra de dúvidas Michael “Jackson” Quiñonez, que apesar de não ter tido boas atuações pela equipe, marcou o gol que praticamente salvou o Santos do rebaixamento em 2008.
No entanto, o primeiro equatoriano a vestir a camisa do Peixe foi o lateral Fricson George, em 1999. Ele chegou na Vila Belmiro após anos sendo titular absoluto no Barcelo de Guayaquil. Na época, o alvinegro praiano não vivia grande fase, e George foi visto como uma contratação que podia ajudar a mudar o cenário do clube.
No entanto, Fricson mal jogou com a camisa do Santos. Ele não conseguiu ter destaque e realizou apenas um jogo pelo Peixe. O lateral rapidamente retornou para o Barcelona, onde ficou até o ano de 2008. Fricson aposentou em 2010, pelo El Nacional, do Equador.
Relembre o gol bizarro do Michael Jackson equatoriano
Em 2008, o Santos fez uma partida marcante contra o Internacional. Na ocasião, o Peixe estava em uma situação delicada na tabela do Campeonato Brasileiro, e precisava da vitória para ter um “desafogo” na competição. O equatoriano Michael Jackson Quiñonez iniciou a partida no banco, e era sem sombra de dúvidas considerado um dos “piores” jogadores do elenco santista pela torcida.
No entanto, Quiñonez se tornaria herói naquele jogo. No segundo tempo, o equatoriano entrou em campo, com o placar em 0 a 0. Foi muito vaiado pela torcida santista a cada toque que dava na bola. A qualidade do meia era pouco, e isso ficou claro até mesmo no gol que ele acabou anotando.
O meia equatoriano arriscou um chute bizarro de fora da área, que passaria muito longe do gol. No entanto, a bola desviou no defensor do Inter e foi em direção ao gol, enganando o goleiro Lauro e morrendo no fundo da rede.
A vitória praticamente garantiu a permanência do Santos na primeira divisão, mas mesmo assim o Peixe chegou até a última rodada com chances matemáticas de queda. Por conta do gol, Quiñonez acabou virando um “herói” improvável para o torcedor santista. O equatoriano deixou o alvinegro praiano ao fim daquela temporada.