Santos de Pelé e cia venceu o torneio de Paris
Em 1960, o Santos de Pelé conquistava a França. Em junho daquele ano, o alvinegro praiano venceu pela primeira vez em sua história o Torneio de Paris, derrotando o Racing de Pais por 4 a 1 em pleno Parc des Princes. Relembre a trajetória do Peixe na competição:
O Torneio de Paris era considerado um dos principais eventos da pré-temporada europeia na época. Na edição de 1960, Santos, Stade de Raims, Racing Paris e CSKA Sofia participaram da competição O primeiro jogo do Peixe foi contra o Stade de Raims, que era o atual campeão francês e base da seleção francesa na Copa de 1958.
O Peixe venceu por 5 a 3, com gols de Coutinho (3), Pelé e Pepe. Na final, o alvinegro praiano enfrentou o Racing de Paris, que venceu o CSKA Sofia na semifinal. O Santos jogou a decisão com Laércio, Calvet (depois Getúlio), Mauro e Zé Carlos; Formiga e Zito; Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe (Tite). O Racing apresentou Tailander, Tibari (Guillot), Lelong, e Marche; Marcel e Herbin; Grillet, Tocna, Ujlaki, Senac e Heutte.
Mais de 40 mil pessoas estiveram presentes no Parc des Princes para ver a decisão. Aos 23 minutos, Coutinho abriu o placar e o Peixe manteve a vantagem até o fim da primeira etapa. No segundo tempo, Pelé ampliou o placar após boa jogada com Coutinho. Pepe também deixou o seu, dando uma vantagem de 3 a 0 para o time santista.
Ainda deu tempo do Santos marcar seu quarto gol, novamente com Coutinho. O resultado foi mais do que suficiente para conquistar o título. Coutinho foi o grande craque da competição, anotando cinco gols em duas partidas.