Você sabe qual foi o primeiro gol de placa do Pelé?
Você sabe qual é a origem do termo “gol de placa”? A história surgiu quando o jornalista Joelmir Beting ficou tão impressionado com um gol, que mandou fazer uma placa de bronze para colocar no saguão do estádio, onde o tento foi marcado. E o autor deste gol que inspirou a criação do “gol de placa”, não poderia ser outro: o Rei Pelé.
No Torneio Rio-São Paulo de 1961, Fluminense e Santos se enfrentaram no Maracanã. O Peixe venceu por 3 a 1, e o gol ocorreu aos 40 minutos do primeiro tempo, sendo o segundo de Pelé no jogo. “Numa caminhada tortuosa e torturada, que durou mais de um minuto e meio de posse de bola, ele acaba fulminando com um drible da vaca no goleiro Castilho e faz o gol”, relatou o jornalista Joelmir ao descrever o tento do Rei.
Descrevendo de maneira mais detalhada, Pelé recuou e recebeu um passe de Dalmo na intermediária. E deu um início ao que foi, para muitos, o lance mais bonito já visto no Maracanã. O Rei arrancou, superando na caminhada Pinheiro, Clóvis e Altair. Diante da chegada de Jair Marinho, colocou a bola, com categoria, no canto direito, longe do alcance do goleiro Castilho.
Joelmir escreveu a placa com os dizeres: “Neste estádio, Pelé marcou no dia 5 de março de 1961 o tento mais bonito da história do Maracanã”. A placa foi colocada uma semana depois no estádio, imortalizando o lance, o Rei e sua relação com o Maracanã. Desde então, todos os gols marcados com rara beleza são intitulados “gols de placa”.