VAR de Santos x Palmeiras mudou o critério de expulsão para a final
O Santos não conseguiu conquistar o título paulista deste ano e ficou com o vice-campeonato, após ser superado pelo Palmeiras, no Allianz Parque, pelo placar de 2 a 0. Após oito anos, o Peixe chegou a uma final do Paulistão.
No primeiro jogo, o Santos venceu o Palmeiras, na Vila Belmiro, pelo placar de 1 a 0, com gol de Rómulo Otero, mas pelo terceiro ano consecutivo, a equipe rival santista conseguiu reverter o placar e conquistar o tricampeonato paulista.
Coincidentemente, nos últimos três títulos do Palmeiras no estadual Paulista, em pelo menos um dos jogos das finais, a arbitragem foi comandada por Raphael Claus. A decisão da Federação Paulista de Futebol (FPF), em colocar novamente o juiz para apitar a final do estadual, pelo quarto ano seguido, foi bastante questionada por alguns torcedores santistas.
Mesmo assim, a FPF manteve sua decisão o Claus apitou o jogo no Allianz Parque, protagonizando umas das mais polêmicas arbitragens das finais dos estaduais de 2024. Em pelo menos, três momentos do jogo, Claus e o VAR deixaram de tomar algumas decisões que poderiam resultar num placar diferente.
Em um determinado momento do jogo, o zagueiro do Palmeira, Gustavo Gómez acerta o meia Guilherme, do Santos, com uma cotovelada e Claus não marcou nada. A situação gerou revolta na internet e muitos torcedores afirmam que Gomez deveria ter sido expulso, devido a agressão.
Alguns torcedores santistas relembraram sobre a partida entre Corinthians e São Paulo, envolvendo os jogadores Caetano e Luciano, onde um pênalti foi marcado a favor do time tricolor, após a arbitragem alegar agressão do atleta corinthiano. Com isso, a internet entendeu que o VAR mudou seus critérios de expulsão no duelo entre Palmeiras e Santos.
A atuação da arbitragem de Raphael Claus e do VAR, também foi questionada pelo treinador santista, Fábio Carille, que acredita que o Santos foi prejudicado mas não jogou toda a culpa no juiz, afirmando que a equipe da Vila Belmiro também “deu mole” diante do Palmeiras.