Tudo ou nada! O que o Santos precisa para se classificar no Paulistão?
Neste domingo (26), o Santos não conseguiu fazer a lição de casa e acabou empatando em 2 a 2 com o Corinthians, na Vila Belmiro. Em caso de vitória, os comandados do técnico Odair Hellmann iriam respirar aliviados e estariam com a classificação para a fase eliminatória nas mãos.
Entretanto, com o empate, o Peixe se complicou ainda mais na tabela do grupo, e perdeu a chance de superar o Botafogo-SP na pontuação. Ambos estão com 14 pontos, mas a equipe de Ribeirão Preto está na segunda posição por conta do número de vitórias (quatro contra três). Por outro lado, o Red Bull Bragantino se isolou na liderança com 17 pontos, e deve se garantir no primeiro lugar (possui cinco vitórias).
Todavia, mesmo com o resultado negativo, Santos chega a rodada final do estadual com chances de se classificar às quartas de final, mesmo passando por um período de crise. Em terceiro lugar no Grupo A, o Alvinegro Praiano busca avançar à fase eliminatória pela primeira vez desde 2020, visto que nos últimos dois anos acabou lutando contra o rebaixamento.
Torcer para o rival virou obrigação?
Tentando alcançar o feito que era considerado “obrigação” por todos, o Santos irá precisar de dois fatores para se classificar ao mata-mata, deixando a questão para o rival, São Paulo, decidir, já que não depende apenas de si mesmo.
Caso vença o Ituano, no estádio Novelli Júnior, o Peixe deve torcer para que o São Paulo conquiste a vitória ou o empate sobre o Botafogo, em Ribeirão Preto. Caso empate em Itu, a vitória do rival paulista se torna fundamental. Caso perca, todas as combinações de resultados possíveis deixariam o Santos fora das quartas de final.
Ambas as partidas acontecem no próximo domingo (5), às 16h (de Brasília).