Torcida Jovem do Santos: A história da organizada do Peixe
Fundada no dia 26 de setembro de 1969, a história da Torcida Jovem do Santos se confunde um pouco com a história do próprio clube alvinegro, e é impossível pensar em Santos sem lembrar da Torcida Jovem que é uma das maiores representantes do time no Brasil à fora.
A torcida organizada do Santos foi fundada por Cosmo, Alemão, Tobogã, Menezes, Celso Jatene, Zé Miguel e outras 13 pessoas, que levaram o nome da organização para todos os campos possíveis. Vale destacar que ela foi a primeira torcida organizada e uniformizada, fundada no Brasil. O hábito de frequentar os jogos do Peixão tornou-se comum entre eles e em 1969, os mesmos decidiram fundar uma torcida oficial uniformizada para estar em todos os jogos do time.
O lema da Torcida Jovem do Santos é: “Com o Santos FC onde e como ele estiver”, e atualmente a mesma conta com aproximadamente 65 mil sócios ativos. Sendo uma das mais importantes torcidas organizadas do Brasil, a Torcida Jovem do Santos foi uma das fundadoras da Associação das Torcidas Organizadas de São Paulo e da Associação das Torcidas Organizadas do Santos Futebol Clube.
Torcida do Santos e a influência política
Influente nas decisões ocorridas dentro do clube santista, a Torcida Jovem do Santos participou em 1970 da oposição na eleição do clube, tendo desde então participado da vida política do Peixe, elegendo, inclusive, representantes para o Conselho Deliberativo do Santos. As preocupações da torcida passaram desde então, a se estender à oposição ao Regime Militar no Brasil.
No Impeachment de Fernando Collor de Melo, a Torcida Jovem do Santos participou das grandes passeatas na capital de São Paulo com bandeiras, destacando a bateria nota 10. Eles participaram juntos com os moradores do Bixiga de várias reuniões para reivindicações das melhorias do bairro, como o cercado e a construção do Play Ground da Praça Pérola Byington, a campanha de Natal das crianças pobres do Bixiga, dentre várias outras.