Todas as conquistas de Dorval com a camisa do Santos
Confira todas as conquistas do lendário Dorval com a camisa do Santos Futebol Clube, sendo um dos jogadores mais importantes de uma época de ouro dentro da equipe paulista. O que não é novidade para ninguém é que o Alvinegro Praiano leva consigo uma lista gigantesca de grandes ídolos, tendo em vista que o time já conquistou quase tudo que é possível no futebol mundial.
Em seus anos de maior glória, o Peixe conseguiu arrecadar o mundo e mais de uma vez, sendo uma das maiores potencias que o futebol já viu. A década de 1960, por exemplo fez com que o time paulista fosse tudo que é hoje, com grandes conquistas que serão lembradas para sempre pelos seus torcedores, que ainda valorizam cada façanha da época.
No entanto, sempre é importante lembrar que jogadores lendários atuavam dentro desse time de peso. Assim, quando lembrados daquilo que o Santos já fez nos gramados, também precisamos ressaltar quem proporcionou esses momentos. Pensando nisso, vamos relembrar, as glórias de um jogador que foi um dos maiores da história da equipe, ficando na história.
História de Dorval até chegar ao Santos
Dorval Rodrigues, mais conhecido como Dorval, fez grande sucesso no Santos, mas, no entanto, ele não foi criado na Vila Belmiro. Quando ainda era jovem, o atleta começou a jogar no Rio Grande do Sul, onde começou sua carreira. Depois de fazer base no Inter, seu time do coração, e no Grêmio, maior rival, o lendário atleta foi para o Força e Luz, onde se profissionalizou.
Porém, na época, não demorou muito até que o talento do jogador chamasse a atenção dos maiores do país. Aos 19 anos, o destaque já tinha entrado na mira de Arnaldo Figueiredo. Então, não demorou até que fosse para o Santos, em 1956. Sua trajetória pelo Peixe, porém, foi cheia de idas e vindas, com passagens, empréstimos, saídas e retornos.
Em uma das suas maiores atuações com a camisa do Alvinegro Praiano, Dorval dizimou ninguém menos que o Barcelona. Ainda no começo da carreira, em 1959, o jogador estava presente na primeira ida do time para a Europa. Assim, o atacante foi responsável por marcar dois, em uma goleada por 5 a 1, em pleno Camp Nou, jogo que entrou para a história do clube.
Ataque dos Sonhos
Com a moral adquirida dentro de campo, Dorval acabou ajudando a formar um dos maiores ataques da história do futebol. Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe completavam aquele que é conhecido como “ataque dos sonhos”, lembrado por todos que tiveram a oportunidade de acompanhar. Esse foi um dos times mais vitoriosos de todo o mundo, sendo o maior que o Santos já viu.
Apesar de suas idas e vindas na Vila Belmiro, Dorval acabou arrecadando grandes números. Isso porque, em 10 anos no time, participou de mais de 600 partidas vestindo alvinegro, marcando 216 gols. Esses números colocam ele entre os maiores artilheiros da história do time, ficando em sexto. Nessas passagens, inclusive, se destacou por sua velocidade e agilidade.
Além do Peixe, o jogador também defendeu outros vários clubes na carreira. A lista é composta por, inclusive, alguns gigantes: Força e Luz, Juventus (São Paulo), Bangu, Atlético Paranaense, Racing (Argentina), Palmeiras, Carabobo (Venezuela) e Saad.
Títulos de Dorval pelo Santos
Em sua trajetória vestindo alvinegro, o craque conseguiu arrecadar vários troféus. Para começar, somente no cenário estadual foram seis taças, cinco delas seguidas, entre 1960 e 1965. Assim, ele já conseguiu mostrar toda a sua estrela “em casa”. Posteriormente, o destaque continuaria, já que ele também arrecadaria mais várias taças em interestaduais, nacionais, continentais e intercontinentais.
Entre as conquistas citadas, as de maior destaque, com certeza, ficam a cargo do pentacampeonato seguido do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, Dorval participou do time arrasador do Santos que dizimou vários adversários de peso na época, como Botafogo, que também tinha um esquadrão imortal e de grande peso no cenário nacional.
Além disso, também é importante citar as conquistas internacionais da equipe enquanto o atacante estava defendendo a camisa alvinegra. Foram duas Copas Libertadores da América e duas Copas Intercontinentais conquistadas, colocando o Santos em um patamar dificilmente alcançado por outras equipes no decorrer dos anos. Alguns clubes, inclusive, nunca conseguiram acompanhar.
Confira todas as conquistas de Dorval com a camisa do Santos:
- Campeonato Paulista: 1958, 1960, 1961, 1962, 1964 e 1965
- Torneio Rio-São Paulo: 1959, 1963, 1964 e 1966
- Campeonato Brasileiro: 1961, 1962, 1963, 1964 e 1965
- Copa Libertadores da América: 1962 e 1963
- Copa Intercontinental: 1962 e 1963
- Troféu Teresa Herrera: 1959
Dorval nos deixou em 2021
O grande ídolo da história santista, no entanto, no deixou em 26 de dezembro de 2021. Na ocasião, teve uma insuficiência cardíaca, no litoral paulista, aos 86 anos de idade. Por conta da morte, o Peixe declarou luto de sete dias, com o corpo sendo velado no Salão de Mármore, na Vila Belmiro, e enterrado no Cemitério Paquetá.