Tetra mundial, Ricardo Rocha passou pelo Santos
Ricardo Rocha é um dos grandes zagueiros da história do futebol brasileiro, sendo um xerife na Seleção Brasileira durante as décadas de 80 e 90. Por clubes, suas passagens de maior destaque foram por Guarani, São Paulo, Vasco e Real Madrid. No entanto, em 1993, Ricardo teve uma breve, mas marcante passagem pelo Santos Futebol Clube.
Um dos titulares da Amarelinha durante as eliminatórias para a Copa de 1994, Ricardo estava no Real Madrid, mas desejava retornar para o Brasil. Quando muitos esperavam uma volta para o São Paulo, o zagueiro fechou com o alvinegro praiano, por empréstimo da equipe espanhola.
A transferência surpreendeu muitos, já que na época, o Santos não vivia um bom momento no cenário nacional. Ricardo ficou muitos jogos ausente do clube, já que era um nome comum nas convocações para a Seleção Brasileira. Ele enfim estreou pelo Peixe no dia 7 de setembro de 1993, em partida contra o Sport, pelo Campeonato Brasileiro. O Santos venceu por 2 a 0, com gols de Zé Renato e Almir.
Ricardo rapidamente conquistou a braçadeira de capitão da equipe na disputa do Brasileirão. O Santos foio segundo colocado do Grupo B da primeira fase, ficando atrás somente do Palmeiras, que acabou se sagrando o campeão da competição. Ricardo ainda teve sua passagem pelo Peixe atrapalhada por uma lesão, mas mesmo assim ganhou a Bola de Prata da Revista Placar, como um dos melhores defensores da competição
Em 1994, Ricardo acabou deixando o clube no que foi um verdadeiro desmanche de elenco, marcado pela troca de presidentes. Ele assinou com o Vasco da Gama, onde jogou 1995. O zagueiro ainda passou por Olaria, Fluminense, Newell’s Old Boys e Flamengo, onde encerrou sua carreira em 1998.