Santos recusou a contratação de destaque do Racing, semifinalista da Sul-Americana
O rebaixamento do Santos para a Série B não aconteceu apenas na temporada de 2023, onde o time de fato caiu, mas sim, durante toda a gestão do presidente Andrés Rueda. De acordo com o jornalista Lucas Costa, o meia Augustín Almendra, do Racing, esteve muito próximo de ser reforço do Peixe, porém, o presidente santista optou por Gabriel Carabajal, atleta que se destacava no Argentino Juniors e que pouco atuou com a camisa do Santos.
Vale ressaltar que Carabajal já era o plano B, já que o meia Franco Cristaldo, hoje no Grêmio, estava pronto para se mudar para a Baixada Santista, mas o Huracán, clube do jogador à época, fez jogo duro e o Santos recuou na negociação, quando os argentinos aceitaram a proposta do Peixe, Rueda desistiu de comprar o meia, segundo o próprio presidente, Cristaldo o ligou chorando, mas o dirigente não voltou atrás.
Hoje Cristaldo é destaque no Grêmio e o Santos tentou trocá-lo por Yeferson Soteldo, que está emprestado ao Tricolor Gaúcho, mas a direção do Imortal recusou a oferta sem pensar duas vezes.
Marcelo Teixeira detonou Rueda
O atual presidente, Marcelo Teixeira, revelou que Rueda deixou um rombo de R$ 65 milhões nos cofres santistas. Após o rebaixamento, Rueda realizou um vídeo pedindo desculpa ao torcedor, mas a declaração não caiu nada bem.
“Apenas da temporada anterior temos um buraco de R$ 65 milhões. É um volume e uma situação gravíssima. Não tenho esse perfil como gestor de lamentar e ficar falando do passado. Temos essa realidade e agora temos que buscar soluções para encontrarmos recursos financeiros para saldarmos esse compromisso. Temos a prioridade de saldar os compromissos salariais e os impostos, temos também tido, por parte dos credores, uma certa tolerância e paciência. O departamento financeiro e jurídico têm sido claros para saldar esses compromissos dentro do diálogo”, disse o presidente Teixeira.
.