Santos quer técnico lendário e influência de Guardiola
O que parecia um sonho distante está se aproximandado de uma possibilidade real para o torcedor do Santos. O alvinegro praiano definiu o lendário argentino Marcelo Bielsa como novo alvo para o cargo de treinador do clube. O presidente Andrés Rueda é quem lidera as conversas do clube com o treinador que está sem clube.
Dentro da cúpula do Peixe, Bielsa é visto como o melhor nome entre todos os treinadores que foram cotados até o momento, sendo eles: Sebastián Beccacece, Luxemburgo (vetado pelo Comitê de Gestão) e Mauricio Pellegrino.
No entanto, apesar do desejo e das conversas iniciais, o Santos sabe da dificuldade que seria trazer o argentino para trabalhar no futebol brasileiro pela primeira vez. Bielsa é visto como um dos grandes treinadores do futebol mundial, muitas vezes citado como uma grande influência do espanhol Pep Guardiola.
Bielsa se encontra sem clube desde que deixou o Leeds United, em fevereiro deste ano. O argentino é considerado o principal responsável pelo retorno da equipe para a elite inglesa (Premier League) depois de 16 anos.
E esta não é a primeira vez que o Peixe entra em contato com Bielsa. Em 2013, após a saída de Muricy Ramalho, o Santos fez contatos com o argentino. No entanto, as negociações foram rapidamente descartas após o ex-Leeds fazer exigências bizarras como receber em euro e ter comando absoluto do departamento de futebol do clube.
Bielsa ficou seis anos na seleção argentina, de 1999 a 2004. Em sua carreira, treinou equipes como o Lille e no Olympique de Marseille, da França; na Lazio, da Itália; no Atlas e no América, do México; no Atlético de Bilbao, da Espanha; no Newell’s Old Boys e no Vélez Sarsfield, da Argentina; e na seleção chilena.