Santos formaliza proposta para contratar o volante Fernandinho
O Santos tem se movimentado bastante dentro do mercado da bola mas, até o momento, não anunciou nenhuma contratação. A diretoria tem sondado todas as possibilidade e trabalha para garantir bons nomes para a temporada de 2025 onde o primeiro objetivo a ser alcançado é reformular o elenco por completo.
Apesar de não ter anunciado nenhum atleta até aqui, o zagueiro Luisão, destaque do Novorizontino, já treina no CT Rei Pelé com os demais atletas e está próximo de ter o atacante Tiquinho Soares, destaque do Botafogo em 2023 e o zagueiro Lucas Halter no seu plantel, em troca de Jair, destaque da defesa do Peixão na temporada passada.
Além disso, o Santos também negocia com Fernandinho, ex-Athletico Paranaense que deixou o clube ao final da temporada passada. Além do Peixe, outro time interessado no veterano é o Atlético Mineiro, comandado por Cuca.
De acordo com o jornalista Ricardinho Martins, Fernandinho e seu pai sempre se declararam serem torcedores do Santos, o que pode facilitar a chegada do experiente atleta ao plantel da equipe. Porém não será fácil já que o volante pediu um salário de R$ 500 mil por mês e o Peixão não está disposto a desembolsar meio milhão de reais por mês no jogador.
Apesar da alta pedida, a diretoria do Santos não desistiu do atleta e o presidente Marcelo Teixeira tenta negociar uma possível redução no valor salarial de Fernandinho que fez história com a camisa do Manchester City e soma passagens pela Seleção Brasileira. Com 39 anos de idade, o atleta ainda é visto como um reforço de peso mas o Peixe entende que o valor pedido é inviável.
Fernandinho e sua carreira no futebol
Formado nas categorias de base do Athletico Paranaense, Fernandinho não tem muita rodagem dentro do futebol. Atuou pelo time paranaense em duas oportunidades, sendo a primeira entre 2000 e 2005 (considerando base e profissional) e a segunda entre 2022 e 2024.
Fernandinho também jogou pelo Shakhtar Donetsk, de 2005 à 2013, onde foi multicampeão, conquistando até a Copa UEFA em 2008/09. Além disso, atuou pelo Manchester City de 2013 a 2022, onde também somou inúmeros títulos, tendo cinco Premier League, além de conquistas na Copa da Liga Inglesa, Supercopa da Inglaterra e Copa da Inglaterra. Fernandinho também foi campeão da Copa do Mundo FIFA com a Seleção Brasileira na categoria Sub-20, em 2003.