Santos foi fundado no mesmo dia de grande tragédia
A história de um dos maiores e mais tradicionais clubes se iniciou no dia 14 de abril de 1912. Trinta e nove pessoas participaram da reunião que fundou o Santos Futebol Clube, que foi organizada através da iniciativa dos esportistas Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior. No entanto, na mesma data, aconteceu uma das mais famosas tragédias da história: o naufrágio do Titanic.
Foi às 23h39 daquele dia que o maior navio de passageiros da época, partindo de Southampton, na Inglaterra, para Nova York, nos Estados Unidos, colidia com um iceberg no Atlântico Norte – das 2.208 pessoas a bordo, 1.496 morreram durante o naufrágio.
Portanto, o dia 14 de abril de 1912 será eternamente lembrado na história, seja pela criação de um dos maiores clubes do futebol ou pela maior tragédia de transportes marítimos de todos os tempos.
Em sua fundação, Santos tinha cores diferentes das atuais
o dia 14 de abril de 1912, quando o Santos foi fundado, as cores sugeridas foram branco e azul, com um friso dourado entre as duas. O motivo? Estas eram as mesmas cores do Clube Concórdia, local onde acontecia a reunião. Os fundadores queriam agradar o dono do Salão.
No entanto, o padrão tricolor nunca foi utilizado pelo Peixe. O clube encontrou muita dificuldade em encontrar a cor dourada nos tecidos, além de que as cores se deterioravam após a lavagem.
Um ano depois, no dia 31 de março de 1913, o sócio Paulo Peluccio sugeriu as cores alvinegras. “Preto e branco. O preto da nobreza e o branco da paz”, teria afirmado Paulo durante a reunião que aconteceu na Sociedade União dos Empregados.