Com o objetivo de voltar à Série A, o Santos se movimenta nos bastidores para viabilizar a chegada de reforços à Vila Belmiro, o novo presidente do clube, Marcelo Teixeira, ainda não assumiu o clube de forma oficial, mas já garantiu a chegada de três novos jogadores.
O meia Giuliano, ex-Corinthians, o lateral esquerdo Jorge, que pertence ao Palmeiras, e o lateral direito Aderlan, atleta do Red Bull Bragantino, assinaram uma carta de intenção e se comprometeram a jogar no Peixe em 2024. Giuliano estava livre no mercado, já os laterais Jorge e Aderlan chegam à equipe por empréstimo.
Pela dificuldade financeira, a nova diretoria do Alvinegro Praiano busca viabilizar a chegada de reforços de forma gratuita, ou seja, via empréstimo ou com jogadores sem clube, os três primeiros jogadores a fecharem com a equipe para 2024 seguem exatamente esses padrões de contratação.
Uma nova realidade
Com a queda para a segunda divisão, o clube terá um orçamento muito menor do que os últimos anos, com isso, os salários que eram pagos ao atletas terão que ser renegociados caso os jogadores desejem ficar no clube e disputar a segunda divisão, os primeiros a aceitarem a redução são os capitães Tomás Rincón e João Paulo.
Um atleta que sinalizou que aceitaria a redução, foi o volante Jean Lucas, o jogador chegou a negociar, mas recusou a proposta feita pelo Peixe e procura outro clube para jogar em 2024, Internacional e Bahia disputam a contratação do jogador de 25 anos.
Outro jogador que deixa o Santos é o venezuleano Yeferson Soteldo, o ex-camisa 10 do clube foi emprestado ao Grêmio e jogará a Copa Libertadores pelo Tricolor Gaúcho, no mesmo caminho de Soteldo, está Dodi, o volante que chegou por um pedido de Odair Hellmann deixa o clube do litoral paulista rumo ao Imortal, mas diferentemente do atacante, Dodi foi vendido ao clube gaúcho.