Santos demitiu de função no clube atacante campeão brasileiro com Robinho
Em 2021, o Santos demitiu o ex-jogador Alberto do cargo de Coordenador de Franquias e Embaixadas do clube. Com uma excelente passagem pelo Peixe, o ex-atacante ficou marcado por ter sido o artilheiro do alvinegro praiano na conquista do Campeonato Brasileiro de 2002, onde jogou ao lado de nomes como Robinho, Diego Ribas e Elano.
Alberto havia sido indicado para o cargo durante a gestão de Orlando Rollo, ficando cerca de dois meses na função. No entanto, após Andres Rueda assumir a presidência do clube, o ex-jogador foi incluido em uma extensa lista de “cortes” do cartola dentro da instituição.
Apesar da grande conquista, a passagem do atacante pelo Peixe foi bastante breve. Ele jogou 32 partidas pelo Santos todas no ano de 2002 e marcou 12 gols. Alberto encerrou sua carreira futebolística no ano de 2010 jogando pela equipe do Catanduvense.
Relembre o gol histórico de Alberto no título do Campeonato Brasileiro do Santos em 2002
No dia 03 de outubro de 2002, 33.993 espectadores estiveram presentes no Pacaembu para ver uma goleada histórica do Santos em cima de seu principal rival , o Corinthians. E para melhorar, os torcedores alvinegros também viram naquele confronto o que foi um dos gols mais bonitos e icônicos da história do Peixe.
Em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano, o técnico Émerson Leão mandou a campo a seguinte equipe: Júlio Sérgio; Maurinho, Alex, Pereira e Léo Bastos; Paulo Almeida, Renato, Elano (Wellington) e Diego (Alexandre); Robinho (Adiel) e Alberto.
E o gol histórico aconteceu logo nos momentos iniciais da partida. Diego fez fila pela esquerda e chegou na linha de fundo, cruzando a bola na pequena área. A defesa corinthiana afastou, mas a sobra ficou com Alberto. De costas para o gol, o atacante santista mandou para o fundo da rede com uma linda bicicleta.
Alberto ainda marcou outro gol no confronto e Elano anotou dois. O Peixe venceu a partida por 4 a 2 e mais tarde conquistaria o título brasileiro, contra o próprio Corinthians.