Santos contratou o jogador mais inteligente do futebol brasileiro
Santos tem uma das histórias mais ricas do futebol brasileiro, o Peixe contou com diversos atletas que marcaram época, um deles, nem tão conhecido pela grande maioria da torcida. Afonso Celso Garcia Reis, o Afonsinho, foi um meia que atuou no Santos na década de 1970, o atleta foi o primeiro jogador a ser “livre” após uma decisão judicial a seu favor contra o clube de General Severiano.
Afonsinho era considerado um dos atletas mais inteligentes da época em que atuou, além de ter se formado em medicina enquanto jogava, o atleta foi um dos jogadores que ficou na mira da ditadura militar por conta de seu ‘nível intelectual e temperamento rebelde e irreverente’. Além do Santos, o atleta teve passagem por outros grandes clubes do futebol brasileiro, como Botafogo, Vasco e Flamengo.
Santos viveu época dourada
Se Afonsinho atuou no Santos na década de 70, o jogador não teve a chance de jogar com um dos maiores times da história do clube. A equipe do Santos nos anos 60 foi lendário, entretanto, muitos torcedores sem lembram apenas dos jogadores de ataque daquela verdadeira seleção, nomes como Pelé, Pepe, Coutinho, Dorval e Mengálvio são sempre homenageados pelo torcedor, mas há um nome que passa despercebido.
O lateral-esquerdo, Dalmo Gaspar, foi o autor do gol do título do bicampeonato mundial do Santos contra o Milan, porém muitos se esquecem que o atleta foi o herói daquele título. A partida contra a equipe italiana ocorreu em 1963, no Maracanã, após o Santos ser derrotado na Itália por 4 a 2, o Peixe devolveu o placar no Brasil, logo uma terceira partida teve que ser disputada, o jogo terminou 1 a 0, com gol de pênalti de Dalmo.
O Santos era bicampeão mundial de forma consecutiva, até hoje o Peixe ainda não conquistou outro mundial, o mais próximo foi em 2011, quando acabou goleado pelo Barcelona.