Santos “carimbou a faixa” do Flamengo campeão da América e fez 4 a 0
O ano de 2019 foi mágico para o Flamengo. O clube carioca, treinado por Jorge Jesus, foi campeão carioca, do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores no mesmo ano. Nenhum time conseguiu fazer frente ao rubro-negro naquela temporada, com exceção de um: o Santos de Jorge Sampaoli. Na última rodada do Brasileirão, o Peixe aplicou uma senhora goleada no já campeão time carioca.
O alvinegro praiano lutou até o fim com o Palmeiras pelo vice-campeonato do torneio nacional. O último adversário santista seria nada mais nada menos que o melhor time do continente, que já havia conquistado a América. O Peixe tinha enfrentado uma temporada de transformação nas mãos de Sampaoli, que após muito tempo fez o torcedor acompanhar um bom futebol nos gramados.
Em partida realizada na Vila Belmiro, as duas equipes protagonizaram um início de confronto movimentado, com duas boas chegadas para cada lado na reta inicial. O primeiro gol saiu dos pés de Marinho – Carlos Sánchez achou um belo passe para Soteldo, que dominou, parou e rolou a bola para o atacante santista mandar para o fundo das redes.
Pouco tempo depois, Sánchez ampliou o placar após aproveitar falha de Filipe Luís na saída de bola e mandar uma bola cruzada no canto do goleiro Diego Alves. Os outros dois gols aconteceram no segundo tempo: o primeiro foi marcado por Eduardo Sasha, que aproveitou belo cruzamento de Soteldo; o segundo foi de Sánchez, que subiu livre na defesa após cruzamento de Victor Ferraz.
A vitória levou o Santos a 74 pontos na tabela e registrou a melhor campanha de um vice-campeão em Brasileiros com 20 clubes, formato adotado desde 2006. Por conta de imbróglios com a diretoria, Sampaoli não ficou no clube em 2019. No Campeonato Brasileiro de 2020, marcado pela pandemia de Covid-19, o Peixe terminou na 8ª colocação.