Santos bate o martelo e aceita trocar Joaquim por 2 jogadores do Grêmio
A equipe gaúcha do Grêmio parece estar disposta a contar com o futebol do zagueiro Joaquim, do Santos, ainda neste início de Campeonato Brasileiro. O time tricolor fez proposta ousada e a equipe da Vila Belmiro lançou uma contraproposta alta para negociar o zagueiro.
A proposta do Grêmio foi de 1 milhão de euros, à vista, mais o empréstimo do Nathan Pescador até o final do ano e com seu salários pagos integralmente pelo Tricolor. Porém, a proposta foi negada pela direção santista, que afirmou que o valor é baixo e o jogador colocado na conversa não interessa.
Em resposta a proposta oferecida pelo Grêmio, o Santos disse que está disposto a negociar caso o Grêmio pague 7 milhões de euros (cerca de R$ 38 milhões) e ainda libere outros dois jogadores por empréstimo: o atacante Nathan Fernandes e zagueiro Gustavo Martins.
A equipe do Grêmio não respondeu a contraproposta e as negociações seguem paradas até o momento. O Santos pagou cerca de 3 milhões de euros (equivalente a R$ 16 milhões) para comprar 60% do zagueiro junto ao Cuiabá, no início de 2023.
Mesmo com a queda inédita do Santos para a Série B do Campeonato Brasileiro, Joaquim foi destaque positivo no ano passado. Neste ano, foi considerado um dos melhores zagueiros do Paulistão, onde o Peixe conquistou o vice-campeonato, ao disputar a final contra o Palmeiras.
No começo da temporada de 2024, o Flamengo também demonstrou interesse na contratçação de Joaquim após um início de negociação difícil sobre a compra do zagueiro Léo Ortiz, que pertencia ao Red Bull Bragantino. Com a compra finalmente finalizada, a situação envolvendo Joaquim ficou apenas no interesse, sem avanço para possíveis negociações.
Recentemente, um estudo indicou Joaquim como um dos 10 melhores zagueiros do mundo, na bola alta. O levantamento foi feito pelo CIES Football Observatory.