Santos alcança feito histórico de quase 50 anos no Campeonato Paulista
O Santos venceu o Palmeiras no primeiro jogo da grande final do Campeonato Paulista, no último domingo (31), por 1 a 0. O gol foi marcado no segundo tempo por Rómulo Otero e garantiu a vantagem do empate para o segundo jogo que acontece neste domingo (7), no Allianz Parque.
Com a vitória do Peixe sobre o Palmeiras, a equipe da Vila Belmiro alcançou um feito histórico de quase 50 anos no Paulistão. O Santos não vencia seus três principais rivais numa mesma edição de estadual havia 49 anos.
A última vez que o Santos venceu seus três principais rivais no Campeonato Paulista, foi em 1975. Agora, o Alvinegro da Vila Belmiro tem a chance de conquistar o título, depois de vencer o jogo de ida da final contra o Palmeiras por 1 a 0.
No Paulistão 2024, o Peixe venceu o Corinthians e o São Paulo na fase de grupos e perdeu para o Palmeiras na mesma fase. Porém no primeiro jogo da final do Paulistão, o Santos venceu a equipe alviverde e quebrou o tabu de quase 50 anos.
A última vez em que havia vencido todos os rivais numa mesma edição foi em uma disputa que contou com oito clássicos, alguns deles disputados em campo neutro. Na época, o Peixe acabou em quinto lugar. Em campo neutro, o Santos venceu Palmeiras e Corinthians e, fora de casa, venceu o São Paulo.
O Santos também empatou com o Corinthians e foi derrotado em outra. Além disso, perdeu para os outros dois nas oito partidas disputadas. Para o São Paulo, foram duas derrotas. Para o Palmeiras, uma. O Peixe terminou em quinto lugar, ficando atrás do São Paulo, que foi campeão, Portuguesa, Palmeiras e Corinthians.
Em 2024 a situação é bem diferente. O Santos está na grande final do Paulistão e precisa apenas de um empate neste domingo (7) diante do Palmeiras, para conquistar a tão sonhada taça do estadual que está distante da Vila Belmiro há oito anos. O segundo duelo da finalíssima acontece no Allianz Parque, às 18 horas (horário de Brasília).