Relembre quando herói do Santos trocou o clube pelo Corinthians
Há diversas histórias de jogadores que trocaram clubes em que eram ídolos por times rivais, Luís Figo e Ronaldo trocaram o Barcelona pelo Real Madrid, e são apenas dois exemplos de tantos na história do futebol, o ‘Fenômeno’ ainda jogou pela Inter de Milão e também pelo Milan. O goleiro Fábio Costa também faz parte dessa lista.
O arqueiro foi crucial na conquista do Campeonato Brasileiro de 2002 pelo Santos, com defesas inacreditáveis, a atuação é, para muitos santistas, a maior da história de qualquer goleiro com a camisa do time da Baixada Santista. Entretanto, um ano depois, Fábio subiu a serra e se juntou ao rival do Parque São Jorge.
Pelo Corinthians, o goleiro foi o pivô de uma das maiores polêmicas do futebol brasileiro, o pênalti não marcado em Tinga, volante do Internacional, no empate em 1 a 1 entre os dois times. Além de não marcar o pênalti, o árbitro Márcio Rezende de Freitas expulsou o jogador colorado.
Volta sem brilho
Após a polêmica passagem de Fábio Costa pelo Corinthians, o jogador voltou a vestir a camisa do Santos entre os anos de 2006 e 2010, mas perdeu espaço, sendo emprestado para o Atlético-MG e voltando ao Peixe apenas em 2011.
O último clube de Fábio Costa foi o São Caetano, em 2013, o jogador decidiu se aposentar e continuou trabalhando no esporte, em uma empresa que administra a carreira de jogadores de futebol, além de ter assumido o cargo de dirigente de futebol no União Barbarense, em 2016.
O goleiro é o segundo da posição que mais atuou na história do Santos, com 345 jogos com o manto santista, ficando atrás apenas do lendário goleiro Manga, que disputou 404 jogos pelo Peixe. No Santos, Fábio Costa ganhou um Campeonato Brasileiro em 2002 e os Campeonatos Paulistas de 2006 e 2007.