Relembre a trajetória de Elano no Santos
Elano Ralph Blumer nasceu na pequena cidade de Iracemópolis, interior de São Paulo, em 1981. Iniciou sua carreira no Guarani, onde atuou nas equipes de base até 2000. Após uma breve passagem pela base do Inter de Limeira, o jovem meio-campista chamou a atenção do Santos, para onde se transferiu em 2001 e iniciou uma bela história com a camisa do Alvinegro Praiano.
Inicialmente, o Peixe contratou Elano para as categorias de base, mas seu talento chamou a atenção da comissão técnica da equipe profissional e logo o meia estreou pelo time principal, em 2001. Logo de início, já se destacou em algumas partidas, mas sua carreira só foi decolar de fato em 2002.
Sob o comando de Emerson Leão, Elano se destacou ao lado de craques como Diego, Robinho, Alberto e Renato e foi um dos principais nomes do time na conquista do título do Campeonato Brasileiro contra o Corinthians, em 2002. O meia inclusive anotou um dos gols naquela decisão.
O meia encerrou sua primeira passagem pelo Peixe em 2004, atuando em 212 jogos e marcando 48 gols. Ele foi vendido para o Shakhtar Donetsk, onde iniciaria sua carreira pela Europa e consequentemente pela Seleção Brasileira.
Retorno em 2011 e conquista da Libertadores
Elano retornou ao Peixe em 2011, na “Era Neymar”. Junto com os Meninos da Vila, o experiente meia foi Campeão Paulista no mesmo, ano sendo inclusive artilheiro da competição. No mesmo ano, conquistou o título da Libertadores da equipe – na trajetória, o meia anotou três gols. Em 2012, foi bicampeão estadual com o Alvinegro Praiano. Deixou o clube no mesmo ano, em transferência para o Grêmio.
A terceira passagem aconteceu em 2015, onde conquistou mais um Campeonato Paulista. Após um breve empréstimo para o futebol indiano, Elano se despediu dos gramados com a camisa do Peixe em 2016. Em 307 partidas, o meia anotou 68 gols com o Alvinegro Praiano.
Hoje, Elano segue carreira como treinador, e já foi auxiliar-técnico do Peixe, Inter de Limeira e Figueirense. Atualmente ele comanda o Náutico, que disputa a série B do Brasileirão.