Relembre a festa de 100 anos da Vila Belmiro em partida contra o Benfica
No dia 8 de outubro de 2016, o Santos realizou uma festa na Vila Belmiro em homenagem aos 100 anos do estádio. O Peixe enfrentou o Benfica em um amistoso que também marcou a despedida oficial do ex-lateral-esquerdo Léo dos gramados.
A partida faz parte das festividades pelo centenário, e o Benfica foi o escolhido para ser o adversário do Alvinegro porque Léo atuou por quatro anos no clube português, que também foi o adversário do Santos na final do Mundial de 1962.
Em jogo que terminou empatado em 1 a 1, quem abriu o placar foram os portugueses, no segundo tempo. Quem marcou o tento do time visitante foi o argentino Sálvio, de pênalti. O Santos empatou no fim da partida, com o zagueiro Fabián Noguera de cabeça.
O confronto ficou marcado por uma discussão entre o lateral do Santos, Victor Ferraz, e o zagueiro do Benfica, Luizão. Os dois se estranharam após uma entrada dura de Cervi no volante Renato, que foi substituído em seguida. Ídolo do clube e já aposentado na época, o meia Giovanni entrou na partida para participar da homenagem.
Conheça a história da Vila Belmiro
A Vila Belmiro, é um dos maiores monumentos da história do futebol brasileiro e mundial. A casa do Santos Futebol Clube já foi palco de diversas conquistas, momentos históricos e grandes jogadores. No entanto, qual é a história do estádio?
Logo após sua fundação, o Santos realizava seus treinos em um campo no Bairro do Macuco. No entanto, o local não possuia as dimensões oficiais mínimas para a disputa de partidas. Por isso, o Peixe mandava seus jogos em um terreno onde hoje está a Igreja do Macuco, na Avenida Ana Costa.
Mas esse mesmo campo era utilizado por outros clubes da cidade. Desta forma, os dirigentes passaram a procurar outros lugares. Em 31 de maio de 1916, uma Assembléia Geral aprovou a compra de uma área de 16.500 metros quadrados, no Bairro Vila Belmiro.
Batizada com o nome do bairro onde foi construída, a Vila Belmiro foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1916. A primeira partida realizada em seu gramado foi entre Santos e Ypiranga, válida pelo Campeonato Paulista. O Peixe foi o vencedor do confronto por 2 a 1.