Rede Globo traz quentinha sobre a aposentadoria de Gil
Após deixar equipe rival, Gil se transferiu para o Santos no final do ano passado para, juntamente com o restante da equipe santista, ajudar o Peixe à retornar a elite do futebol brasileiro. Com quase 37 anos de idade, sua contratação gerou “insegurança” em alguns torcedores.
Titular em todas as partidas do ano, o defensor iniciou a temporada com um discurso de despedida dos gramados mas a realidade pode ser outra ao final do ano. Em campo, Gil mantém um alto rendimento físico e mesmo próximo de completar 37 anos, o zagueiro é um dos líderes dentro do elenco quando se fala em desempenho.
Segundo um estudo divulgado pelo Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES Football Observatory), e noticiado pelo site Globo Esporte, Gil é o segundo zagueiro no mundo com mais minutos em campo nos últimos 365 dias.
Isso representa 5.677 minutos em campo, atrás apenas de Fidel Escobar, do Deportivo Saprissa, da Costa Rica, com 6.452 minutos. Desses 5.677 minutos, 1.523 foram com a camisa do Peixe, onde foi titular em todos os 17 jogos já ocorridos na atual temporada.
Gil também tem sido um grande líder dentro de campo. O defensor ajudou o treinador Fábio Carille a organizar o sistema defensivo da equipe. Experiente, o zagueiro tem auxiliado Joaquim e reforçado um setor que tanto sofreu em 2023.
A expectativa da diretoria santista e da comissão técnica é de que Gil permaneça por mais um ano no clube. O zagueiro tem contrato com o Peixe até o final desta temporada e o técnico Fábio Carille deseja que o defensor repense a decisão de possível aposentadoria.
“Os últimos anos do Gil foram muito pesados. Daqui a pouco talvez ele mude, mas está muito com isso na cabeça. Vamos deixar passar, deixar ele tomar a decisão. É um cara experiente. É bom respeitar a decisão do cara. Ele está falando até o final do ano. Tem mais 7 ou 8 meses para que ele possa repensar e tomar a melhor decisão para a vida dele. Se ele continuar no futebol, que continue com a gente para a carreira dele também” – disse o treinador sobre o zagueiro Gil.