Quem foi Urbano Caldeira na história do Santos Futebol Clube?
A Vila Belmiro, é um dos maiores monumentos da história do futebol brasileiro e mundial. A casa do Santos Futebol Clube já foi palco de diversas conquistas, momentos históricos e grandes jogadores. Oficialmente, seu nome não é Vila Belmiro, mas sim, Estádio Urbano Caldeira. Mas quem foi a pessoa que batizou o nome do estádio santista?
Urbano Caldeira nasceu em Florianópolis, no dia 9 de janeiro de 1890. Já adulto, ele se mudou para São Paulo, onde conheceu o futebol e se tornou um dos primeiros jogadores deste esporte no país. Ele jogou por Germânia e AA das Palmeiras, e se tornou jogador-técnico quando fundo o Vila Buarque.
Em 1913, já com 33 anos, Urbano foi morar em Santos. Rapidamente, ele procurou o clube de futebol da cidade para continuar praticando o esporte bretão e encontrou o Santos, dando início na sua bela história com o alvinegro praiano.
Urbano foi titular do Peixe no Campeonato da Liga Paulista de Futebol e chegou até mesmo a atuar como jogador-treinador do clube na competição. Em 1916, o Santos adquiriu um terreno para a construção de seu estádio, na Vila Belmiro, e Urbano Caldeira foi muito importante neste processo.
Ele coordenou toda montagem do campo, chegando a até mesmo plantar grama no terreno. A partir deste momento, a torcida alvinegra começou a perceber a dedicação do atleta pelo clube. Depois de se aposentar dos gramados, Urbano seguiu como treinador do time, chegando a ser dirigente e até vice-presidente do Peixe.
Ele faleceu no dia 13 de março de 1933, aos 43 anos, e por conta de sua dedicação pelo clube, o Santos resolveu homenageá-lo colocando seu nome como o nome oficial de seu estádio.