Quando o Santos debutou na Europa?
Durante a Era Pelé, o Santos realizou inúmeras excursões pela Europa, que tinham como objetivo arrecadar fundos para pagar o então caro e estrelado elenco do alvinegro praiano. No entanto, quando aconteceu a estreia do Peixe no velho continente?
Cerca de 50 mil pessoas estiveram presentes no estádio Levsky Sofia, em Sofia, Bulgária, no dia 23 de maio de 1959, para ver o Santos jogar na Europa pela primeira vez em sua história. O adversário foi a Seleção B da Bulgária. Os ingressos para ver o time santista se esgotaram dois dias antes da partida.
O confronto ficou marcado pelo estado ruim do gramado, já que a cidade de Sofia tinha sofrido com fortes chuvas que acabaram alagando o campo. No entanto, o futebol jogado não decepcionou, com o embate terminando no resultado de 3 a 3.
Sem Zito, machucado, o time do Peixe treinado por Lula foi para campo com: Laércio, Pavão e Mourão; Getúlio, Álvaro e Fioti; Dorval, Afonsinho (Pagão), Coutinho (Alfredinho), Pelé e Pepe.
Quem marcou o primeiro gol da partida foi Pelé, logo aos 15 minutos de jogo. O zagueiro Pavão acabou marcando contra para o time da casa, deixando tudo igual no placar. No entanto, aos 36 minutos, Pelé deixou o alvinegro praiano na frente novamente. Pouco antes do fim da primeira etapa, o búlgaro Jordanov empatou.
No segundo tempo, Jordanov marcou seu segundo gol, aos 20 minutos, e colocou a Seleção Búlgara na frente pela primeira vez no confronto. Três minutos depois, Pepe deixou tudo igual no contador novamente em uma cobrança de pênalti.