Qual é o maior ídolo da história do Santos?
Com 110 anos de história, o Santos é um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro e é casa de grandes craques do futebol nacional e mundial. O maior ídolo da história do clube é mais do que óbvio, mas além do “Rei”, outros nomes também deixaram sua marca com a camisa do Alvinegro Praiano. Confira quais são os 10 maiores ídolos da história do Peixe:
10 – Léo
Lateral esquerdo, Léo foi um dos símbolos do Santos no século XXI. Apelidado de “Guerreiro da Vila”, é o 10º jogador que mais atuou com a camisa santista, com 455 jogos, além de ser o atleta com mais títulos com a camisa do clube após a “Era-Pelé”. Foi bicampeão brasileiro e campeão da Libertadores de 2011 com o Alvinegro Praiano.
9- Serginho Chulapa
Apesar de ser um dos principais nomes da história do clube rival, o São Paulo, Serginho Chulapa também deixou seu nome entre os grandes jogadores que vestiram a camisa do Santos. Foram 204 jogos e 104 no Peixe, além do famoso gol que deu o título para o clube na final do Campeonato Paulista de 84, contra o Corinthians.
8- Giovanni
Giovanni foi o líder técnico do Santos na década de 90, e mesmo sem nenhum título em sua primeira passagem pelo clube, encantou a torcida alvinegra ao comandar a equipe até a final do Campeonato Brasileiro de 1995. Giovanni teve outras duas passagens pelo clube nos anos 2000, onde conquistou dois estaduais e uma Copa do Brasil.
7- Dorval
Ponta direita, Dorval foi extremamente vencedor em suas duas passagens pelo clube, entre 1957-1964 e 1965-1967. Com 612 partidas e 198 gols, Dorval conquistou dois títulos da Libertadores, dois Mundiais, cinco Campeonatos Brasileiros e seis Campeonatos Paulistas.
6- Gylmar
Gylmar dos Santos Neves é sem sombra de dúvidas o maior goleiro da história do Santos. Vestiu a camisa do Peixe na “Era Pelé”, e foi fundamental para o bicampeonato mundial e da Libertadores na década de 60. Além disso, também teve grande destaque na Seleção Brasileira.
5- Zito
Um dos maiores meio-campistas da história do futebol brasileiro, Zito era um líder dentro de campo. Com 717 jogos pelo Santos, o “Gerente” atuou durante a “Era Pelé” e foi nome importante nas conquistas do clube na década de 60.
4- Coutinho
Um dos principais nomes a ter jogado ao lado de Pelé, Coutinho possui 368 gols em 457 partidas pelo Santos. Camisa 9, é o terceiro maior artilheiro da história do clube e considerado o melhor parceiro do “Rei” em campo.
3- Pepe
O canhão da Vila, Pepe foi um dos principais componentes do quarteto ofensivo da “Era Pelé”, ao lado de Dorval, Pepe, Coutinho e do próprio Rei. Segundo maior artilheiro da história do clube com 403 gols, Pepe também é bicampeão do mundo com a Seleção Brasileira.
2- Neymar
Neymar é o ídolo mais recente do Santos, e não é por acaso. Hoje, é provavelmente o melhor futebolista brasileiro em atividade, e encantou todo o mundo durante sua passagem pelo Peixe. Foram 138 gols em 230 jogos, e o “Menino da Vila” ficou marcado por trazer títulos ao clube após um jejum de oito anos. Foi o craque do time na primeira conquista da Copa Libertadores do Peixe desde a Era Pelé.
1- Pelé
O maior ídolo da história do Santos não poderia ser outro além do maior jogador da história do futebol. Pelé e Santos são sinônimos – o “Rei” é maior artilheiro e jogador com mais partidas com a camisa do Peixe. São 1.091 gols com a camisa alvinegra, além de ter conquistado todos os títulos possíveis em 18 anos no clube. Não é por acaso que o Santos de Pelé parou uma guerra.